Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Hospital de Parobé já realizou mais de 100 cirurgias de joelho pelo SUS Gaúcho

Com programa lançado pelo governo Leite, expectativa do hospital é atender mais de 1,4 mil pessoas até o fim do ano

Publicação:

Hospital de Parobé já realizou mais de 100 cirurgias de joelho pelo SUS Gaúcho   nov25 (1)
Hospital deve realizar mais de 500 cirurgias pelo SUS Gaúcho até o término de 2025 - Foto: Luís André/Secom

O Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, está promovendo um mutirão de cirurgias de joelho pelo Programa SUS Gaúcho. Desde o início da ação, em 15 de outubro, 460 pacientes foram atendidos, dos quais 105 já passaram por cirurgia. A expectativa do hospital é atender mais de 1,4 mil pessoas até o fim do ano.

Lançado pelo governador Eduardo Leite em setembro, o SUS Gaúcho é um programa estratégico que irá garantir um investimento extra na saúde do Rio Grande do Sul de R$ 1,025 bilhão em 2025 e 2026.

A paciente Andreia Potkowa aguardava pela cirurgia há um ano e nove meses após sofrer uma queda que ocasionou uma ruptura no joelho. Ela relata que já estava perdendo a esperança quando foi chamada pelo programa.

Andreia Potkowa   SUS Gaúcho   6nov25 (1)
Andreia Potkowa aguardava pela cirurgia há um ano e nove meses - Foto: Luís André/Secom

“Eu já estava desistindo de esperar, mas tive a felicidade de me mandarem uma mensagem e de ser chamada para o mutirão. Esse programa é muito importante, especialmente por atender as pessoas que não têm condições financeiras de arcar com uma cirurgia particular e que não podem ficar esperando”, destaca Andreia.

O diretor-técnico do hospital, Leandro Cezar, ressalta a rapidez de todo o processo. “Estamos com tempo recorde entre a primeira consulta e a realização da cirurgia, de menos de três semanas. O primeiro paciente que foi operado durante o mutirão já estava esperando há oito anos para fazer a cirurgia de joelho. Ele veio aqui e, em menos de três semanas, foi operado. Esperamos alcançar, até o fim do ano, a marca de mais de 500 cirurgias realizadas pelo SUS gaúcho”, projeta.

Texto: Juliana Dias/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul