Hemocentro do RS realiza ação de doação de sangue com unidade móvel na quinta (30)
Ônibus estará no Colégio Farroupilha para mutirão com participação da comunidade escolar e de outros voluntários
Publicação:
Em uma iniciativa que une solidariedade e conscientização, o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) estará com sua unidade móvel no Colégio Farroupilha na quinta-feira (30/10), em Porto Alegre, para um mutirão de doação de sangue. A ação ocorre das 8h às 12h em frente à escola, na Rua Carlos Huber, no Bairro Três Figueiras.
A parceria com Secretaria da Saúde (SES) para a mobilização surgiu a partir de uma proposta dos estudantes do 9º ano do colégio, como parte de uma gincana escolar. O objetivo é incentivar a doação entre jovens com 16 anos ou mais – desde que acompanhados por um responsável – e engajar a comunidade escolar e demais voluntários.
Estão previstas até 80 coletas de sangue, com inscrições realizadas previamente pelo site Voluntaria+.
Para a responsável pelo setor de captação de doadores do Hemorgs, Ana Dagord, o benefício da ação vai além da coleta imediata. “A iniciativa é muito importante para a conscientização sobre a importância da doação de sangue. Os alunos serão os doadores do futuro”, destaca.
Além de ações especiais como essa, o Hemorgs realiza coletas regulares de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sua sede, localizada na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, no Bairro Partenon. O agendamento pode ser feito por esta página.
Grupos interessados em doar podem entrar em contato pelo telefone (51) 3336-6755 ou pelo WhatsApp (51) 98405-4260. No site da SES, há informações sobre outros locais de coleta no Estado e orientações sobre o processo de doação.
Requisitos para doar sangue
- Estar em boas condições de saúde
- Apresentar documento oficial com foto
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados de responsável)
- Pesar no mínimo 50 kg
- Não estar em jejum e ter evitado alimentos gordurosos
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas
- Não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores
- Não fumar duas horas antes da doação
- Reforçar a hidratação
- Ter feito a primeira doação até os 60 anos
- Doar após o turno diurno, no caso de trabalhadores noturnos.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom