Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Guarda-parques de unidades de conservação começam a receber novo fardamento

Publicação:

UC Delta Jacuí uniformes
Equipes da UC Delta do Jacuí (foto) e Itapuã foram as primeiras a receber o fardamento completo - Foto: Divulgação / Júlio Rolhano / Sema

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), por meio da Divisão de Unidades de Conservação (DUC), iniciou a distribuição de novos uniformes para os guarda-parques que atuam nas 23 Unidades Estaduais de Conservação (UCs). Os itens foram adquiridos por meio de medida compensatória da empresa CMPC - Celulose Riograndense.

Os guarda-parques têm um papel fundamental na manutenção das UCs e, entre as atividades, estão a vigilância, o patrulhamento e a fiscalização. “Optamos por investir o valor em algo que fosse beneficiar todos os guarda-parques. Dessa forma, fornecemos algo que eles careciam para executar de forma mais preparada suas atividades”, afirma o chefe da DUC, Luciano Kops.

Os profissionais dos parques estaduais de Itapuã e do Delta do Jacuí, na região metropolitana de Porto Alegre, foram os primeiros a receber o fardamento completo: calças, jaqueta, blusões, gandolas, colete de identificação, bonés, cinto e coturnos. A previsão é que os 58 guarda-parques estejam com os kits até o fim deste agosto.

A Lei Federal nº 9985/2000 prevê medidas compensatórias como forma de corrigir e compensar perdas ambientais resultantes da instalação de empreendimentos. A aplicação em Unidades de Conservação é indicada pela Câmara Estadual de Compensação Ambiental (Ceca). No Rio Grande do Sul, nos últimos dez anos, foram destinados R$ 38 milhões em medidas compensatórias para UCs.

“Unidades de Conservação são uma forma de proteger um espaço territorial. Essas atividades econômicas geram riquezas de tal forma que, não por meio de impostos, mas do princípio do poluidor-pagador, possamos investir recursos no meio ambiente, na proteção e na recuperação”, afirma Artur Lemos Júnior, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura.

A qualificação das UCs administradas pela Sema é uma das prioridades desta gestão, gerando melhorias, incentivando a proteção ambiental e a pesquisa.

• Clique aqui e saiba mais sobre as Unidades Estaduais de Conservação.

Texto: Laura Maria e Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul