Grupo de senegaleses busca maior aproximação e integração com o Estado
Publicação:

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e o secretário Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, receberam, nesta segunda-feira (4), uma comitiva da comunidade senegalesa, no Palácio Piratini. Entre os presentes estava o representante da Comunidade Muçulmana Senegalesa no Brasil, Serigne Mame Mor Mbacke; o presidente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre, Mor Ndiaye; e a secretária-adjunta da Justiça e dos Direitos Humanos, Maria Elizabeth Rosa Pereira.
A comitiva lembrou que hoje, 4 de abril, é comemorada a Independência do Senegal e um dos objetivos do encontro é estabelecer relações político-administrativo com o governo no sentido de fortalecer laços e políticas públicas que garantam a qualidade de vida dos imigrantes. Os senegaleses também falaram que procuram mostrar, ao Estado e ao país, suas tradições, culturas e crenças.
O Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais recebe imigrantes senegaleses, aproximadamente 3 mil, ficando atrás apenas de São Paulo. Os secretários afirmaram que essa integração e aproximação entre os países e as comunidades são importantes para o desenvolvimento e colocaram o estado à disposição para estreitar relações.
A comitiva estava acompanhada do deputado estadual Nelsinho Metarlúrgico, que instituiu a Frente Parlamentar de Acompanhamento e Solidariedade aos Imigrantes e Refugiados no Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom