Grã-Bretanha quer ampliar relações comerciais com o RS
Publicação:

O embaixador do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, Alan Charlton, em sua primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul, foi recebido, nesta terça-feira (9), pela governadora Yeda Crusius, que destacou o bom momento de desenvolvimento econômico e social vivido pelo Estado. Yeda Crusius falou dos avanços conquistados pelo equilíbrio das finanças públicas e da política de fazer mais com menos, da retomada de investimentos importantes em estradas, saúde e educação, e também no agronegócio, setor no qual a relação entre o Estado e o Reino Unido é mais intensa.
Voltamos a ser um pólo de carnes, de leite e seus derivados, de maquinário agrícola, e estamos crescendo também no setor de tabaco, afirmou a governadora, que referiu-se também ao fortalecimento do Banrisul através do IPO (Oferta Pública Inicial, na sigla em inglês), em 2007. A operação de venda de ações sem direito a voto foi a maior da América Latina no setor bancário e a última de grande porte, desde então, no mercado internacional, contando com investidores de diversas partes do mundo, inclusive do Reino Unido.
Temos um banco de crédito, estatal, que está em pleno funcionamento em meio a uma grande crise internacional de crédito. Isso significa o quanto o Rio Grande do Sul está no tempo certo de desenvolvimento, salientou Yeda.
Ao ser parabenizada pelo embaixador por a capital gaúcha ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo 2014, a governadora disse que a realização dos jogos em Porto Alegre, ao trazer muitos torcedores do Mercosul, será um estímulo a mais para fazer o Estado crescer. Disse também que o fato de provavelmente as partidas ocuparem duas arenas dotadas de recursos privados, e não públicos demonstra a diferenciação do Estado quanto às demais sedes. Para o diplomata, é iminente a vinda de empresas britânicas ao Estado em razão da Copa.
Contando com um escritório comercial no Estado, a Grã-Bretanha, grande importador de produtos agropecuários do RS, tem, segundo o embaixador, interesse em ampliar as relações comerciais, estendendo-a aos setores de tecnologia e computação, siderurgia e autopeças. Londres é um centro financeiro da Europa, e posso dizer que, em geral, o interesse da Grã Bretanha no Brasil e, em particular, no Rio Grande do Sul, tem crescido muito nos últimos anos, afirmou Charlton.
Juntamente com o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado, a governadora convidou o embaixador, que ocupa o posto há seis meses, a voltar ao Estado em agosto, para participar da Expointer 2009. A feira está entre as três maiores do mundo, e o Reino Unido é o mais antigo expositor estrangeiro, ocupando nos últimos anos um estande específico, fora do Pavilhão Internacional, com forte atuação no intercâmbio relacionado à genética bovina.