Governo participa de conferência internacional de geoparques da Unesco
Evento realizado no Chile promove práticas de integração e experiências entre geoparques pelo mundo
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), está participando da 11ª Conferência Internacional de Geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O encontro – que começou na segunda-feira (8/9) e vai até sexta (12/9), em Temuco, no Chile – promove a apresentação de trabalhos de territórios de geoparques ao redor do mundo, juntando representantes e especialistas para troca de experiências e práticas e para a formação de redes institucionais.
A edição de 2025 do encontro reúne representantes de mais de 50 países na região do Geoparque Mundial da Unesco Kutralküra, anfitrião da conferência. O Brasil está representado por seis geoparques: Araripe (CE), Seridó (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (RS/SC), Caçapava (RS), Quarta Colônia (RS) e Uberaba (MG). Além deles, uma delegação representa o Raízes de Pedra, formado por oito municípios do centro do Rio Grande do Sul e que pleiteia o reconhecimento como geoparque pela Unesco.
Durante assembleia no encontro, os participantes elegeram como presidente da Rede Global de Geoparques o coordenador científico do Arouca Geoparque Mundial da Unesco em Portugal, Artur Sá. A Setur é representada pelo coordenador do comitê dos geoparques, Álvaro Machado.
Geoparques do RS
Com três locais reconhecidos pela Unesco, o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com o maior número de geoparques mundiais. Essas áreas apresentam limites claros que promovem a preservação de paisagens, cultura, biodiversidade e sítios arqueológicos, além de buscarem a promoção do desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.
Em 2022, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, situado nos municípios Cambará do Sul, Mampituba e Torres, e também no Estado de Santa Catarina, foi o primeiro a conquistar a nomeação internacional. Um ano depois, os territórios da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul alcançaram a conquista após grande mobilização da comunidade das regiões. O geoparque Raízes de Pedra, também na região Central do Estado, aspira ao reconhecimento da entidade internacional.
Texto: Caio Lorena/Ascom Setur
Edição: Felipe Borges/Secom