Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo oferece curso pré-vestibular gratuito para alunos de baixa renda

Publicação:

Uma nova perspectiva de acesso ao ensino superior para os alunos de baixa renda e oriundos de escolas públicas do Rio Grande do Sul será lançada, pelo Governo do Estado, na próxima segunda-feira (05). A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos assinará o convênio para a implantação do curso Universidade Já - Pré-vestibular do POD, que oferecerá inicialmente 750 vagas, a partir de outubro, dentro do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O ato ocorre a partir das 16h, na Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Alcides Cunha (Rua Hélio Pimpão, 52, bairro Morro Santana), em Porto Alegre.

O projeto será desenvolvido por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que há oito anos oferece o curso junto à Universidade Federal de Santa Catarina (Pré-vestibular da UFSC). Naquele estado, o projeto tornou-se o principal curso preparatório para o vestibular, com 64% de aprovação entre os estudantes. Este ano, o projeto atende 5 mil alunos e está presente em 29 cidades catarinenses. No Rio Grande do Sul, as aulas começarão em Porto Alegre, com 500 vagas, e em Santa Maria, com 250. A partir do próximo ano, o projeto deve ser ampliado para outros municípios.

Podem participar alunos que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública. Também será oportunizado o acesso ao pré-vestibular para pessoas que não estejam fazendo faculdade ou tenham concluído curso superior. Ainda faz parte dos requisitos a disponibilidade para frequentar as aulas de segunda a sexta-feira, no respectivo horário de aula da unidade do curso escolhido pelo candidato.

Critérios
Os critérios de seleção são o histórico escolar do ensino médio e a renda socioeconômica familiar. Os dados são avaliados e quem tem as melhores notas e, comprovadamente, menor condição de pagar um curso particular tem preferência para a vaga. Não é aplicada prova. As inscrições serão feitas através da internet no portal do curso www.universidadejars.com.br.

De acordo com o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, a intenção é oferecer um curso de alta qualidade aos estudantes de baixa renda. Trata-se de um curso de ponta que não perde em nada para as instituições particulares, tanto em material didático quanto em professores gabaritados. Queremos que esses alunos tenham iguais condições de acesso ao ensino superior, pois isso muda a realidade da universidade e do país, afirmou Fabiano, que visitou salas de aula e conversou com alunos em Santa Catarina no início de junho.

Trazer o curso para o Rio Grande do Sul era também uma intenção do coordenador e idealizador do projeto, professor Otávio Auler, que é gaúcho. Sem dúvida, implementar uma iniciativa como essa no nosso Estado é uma realização, sobretudo pela qualidade do curso, afirmou. Para o coordenador de projetos e comunicação do Neif-Fapeu, Jessé Quevedo, a materialização do curso é resultado de muito trabalho e empenho da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e da Fapeu para transformar a vida de estudantes e de suas famílias por meio da educação, destacou Quevedo. O processo seletivo se inicia no dia 13 de setembro, através do site www.universidadejars.com.br.

Texto: Gabriel Gabardo
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul