Governo Leite divulga lista de cooperativas selecionadas no Programa de Apoio à Agricultura Familiar e Camponesa
Com investimento de R$ 21,9 milhões do BNDES, edital fortalece empreendimentos produtivos coletivos
Publicação:
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), divulgou, nesta segunda-feira (29/12), o resultado do Edital Feaper/SDR 10/2025, que integra o Programa de Apoio à Agricultura Familiar e Camponesa. A publicação foi realizada no Diário Oficial do Estado (DOE), tornando pública a lista das 24 cooperativas selecionadas e das 44 cooperativas suplentes classificadas no processo.
O edital viabiliza um investimento de R$ 21,9 milhões, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinados ao apoio de empreendimentos produtivos coletivos da agricultura familiar. Os recursos são operacionalizados por meio do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), com gestão contábil e financeira realizada pelo Badesul.
O secretário de Desenvolvimento Rural e presidente do Conselho de Administração do Feaper, Vilson Covatti, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do governo do Estado com o fortalecimento das cooperativas e com a promoção do desenvolvimento sustentável no meio rural. “As cooperativas selecionadas atuam em diversas regiões do Estado e abrangem diferentes cadeias produtivas da agricultura familiar, promovendo relações de ganho para os associados, geração de renda e desenvolvimento regional”, disse o secretário.
Seleção das cooperativas
A seleção pública foi aberta no mês de agosto e avaliou propostas voltadas à ampliação da capacidade produtiva, agregação de valor, organização da produção e fortalecimento da comercialização dos empreendimentos cooperativos.
Conforme previsto no edital, as cooperativas selecionadas estão notificadas a apresentar os projetos técnicos de financiamento e a documentação exigida no prazo de até 30 dias, podendo haver prorrogação de até 10 dias, mediante justificativa formal e dentro do prazo vigente. O não cadastramento do projeto no período estabelecido implicará desclassificação.
Também foi publicada a relação das cooperativas suplentes, que formam um cadastro reserva. Na hipótese de desistência ou desclassificação de cooperativas selecionadas, ou ainda na disponibilização de novos recursos pelo BNDES, as suplentes poderão ser convocadas gradualmente, conforme a ordem de classificação, até o limite de recursos disponíveis.
O resultado do edital representa mais um passo estratégico na política estadual de fortalecimento da agricultura familiar e camponesa, promovendo inclusão produtiva em todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Texto: Ascom SDR
Edição: Secom