Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo Leite apresenta Plano Rio Grande para Fórum de Líderes Locais da COP30 no Rio de Janeiro

Evento reúne centenas de prefeitos, de governadores e de líderes subnacionais para destacar soluções climáticas locais

Publicação:

Uma fotografia de um grupo de aproximadamente 28 pessoas, posando juntas em torno de uma grande mesa de conferência em formato de U em um evento interno.

Pessoas: O grupo inclui homens e mulheres de diversas etnias. Eles estão vestidos em trajes de negócios, variando de ternos completos a blazers e camisas sociais, e estão em pé ou sentados, olhando para a câmera.

Arranjo: A maioria das pessoas está posicionada atrás da mesa. Há uma fila de pessoas sentadas na parte frontal externa da mesa e uma segunda fila em pé atrás delas.

Fundo: O fundo é uma parede bege clara. No centro, há uma grande placa ou banner vertical branco com o logotipo e o texto "COP30 LOCAL LEADERS FORUM" em letras pretas e azuis. Abaixo do título principal, há logotipos de vários patrocinadores ou organizações, incluindo o Brasil. A iluminação é brilhante, sugerindo um ambiente interno bem iluminado ou uma tenda.

Mesa: A mesa é coberta com um pano de mesa escuro e tem pequenos painéis de identificação brancos, garrafas de água e materiais de conferência espalhados sobre ela.
Secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, participa de diálogo internacional sobre adaptação e resiliência - Foto: Vanessa Trindade/Ascom Sema

A uma semana para o início da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém (PA), o Rio Grande do Sul participa de uma série de agendas dentro da programação do Fórum de Líderes Locais da COP30, de 3 a 5 de novembro, no Rio de Janeiro. O governador Eduardo Leite passa a integrar as agendas a partir de terça-feira (4). Entre os compromissos previstos, estão participações do governador como palestrante em plenárias e eventos promovidos pela Climate Group, a ONU Habitat e a presidência da COP30, ocasião em que o Estado apresentará o histórico e os avanços do Plano Rio Grande, implementado após as enchentes de 2024. 

O governo é representado também pela secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann. Liderado por Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

Organizado em parceria entre o Brasil e a organização Bloomberg Philanthropies, o evento reúne centenas de prefeitos, de governadores e de líderes subnacionais para destacar soluções climáticas locais e demonstrar como cidades, Estados e regiões estão acelerando o progresso em relação às metas globais relacionadas ao clima.

Nesta segunda-feira (3/11), Marjorie participou, a convite da coalizão Under2, de um diálogo com o objetivo de fortalecer a cooperação e alinhar posicionamentos antes da conferência. “A participação do Rio Grande do Sul no Fórum de Líderes Locais da COP30 reforça o protagonismo do Estado na agenda climática. Estamos apresentando resultados concretos das nossas políticas de mitigação e adaptação, que já refletem o compromisso com a transição energética e a resiliência frente aos eventos extremos. O Estado tem avançado com planejamento, ciência e governança, demonstrando que é possível alinhar desenvolvimento econômico e proteção ambiental, com ações integradas que fortalecem o futuro sustentável do nosso território”, afirmou.

As agendas no Rio de Janeiro também contarão com reuniões bilaterais com representantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e com o Consórcio Brasil Verde.

Redução das Emissões

Na quinta-feira (30/10), o governo apresentou o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (Iegee). Os dados apontam uma redução de 26,8% nas emissões líquidas e de 23,1% nas emissões brutas de gases de efeito estufa (GEE) entre 2021 e 2023 no Rio Grande do Sul.

Os resultados refletem políticas públicas consistentes voltadas à mitigação e adaptação climática. As iniciativas integram o Proclima2050 e estão alinhadas à estratégia de descarbonização do governo do Estado, que busca reduzir os impactos ambientais e cumprir a meta de neutralidade de carbono até 2050. 

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul