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Governo investe em unidades móveis de atendimento e amplia acesso a serviços públicos

Esforço conjunto das secretarias estaduais tem como objetivo aproximar o poder público dos cidadãos

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Há um micro-ônibus estacionado com a porta aberta e um toldo estendido para fazer sombra. Ao fundo, tem três pessoas de pé conversando. O ônibus é branco e possui a logo do estado do rio grande do sul.
Nova unidade móvel do programa Procon Itinerante totalizou um investimento de R$ 929,8 mil - Foto: Gleison Ló/SJCDH

Com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços públicos essenciais, o governo do Estado já implantou unidades móveis de atendimento em diferentes órgãos da administração. A iniciativa busca aproximar o poder público dos cidadãos, especialmente em regiões com maior dificuldade de acesso. Até o momento, foram investidos R$ 2,8 milhões na aquisição de unidades móveis. 

Diferentes secretarias do Estado receberam unidades móveis adaptadas para atendimento à população, em um esforço de descentralização dos serviços públicos. Recentemente, as secretarias de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Desenvolvimento Social (Sedes) passaram a contar com novos veículos, com estruturas específicas às necessidades de cada pasta. 

Em abril deste ano, a SJCDH, por meio do Procon RS, apresentou a nova unidade móvel do programa Procon Itinerante. O veículo foi adquirido com recursos do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, totalizando um investimento de R$ 929,8 mil. Esse fundo é composto por valores arrecadados a partir de multas aplicadas e outros mecanismos vinculados à proteção do consumidor. 

O ônibus foi projetado para oferecer atendimento acessível, com elevador, mesa adaptada, exemplar do Código de Defesa do Consumidor em braile e tradução simultânea em Libras, por meio de aplicativo. Também conta com estrutura que garante conforto térmico, conectividade e privacidade, permitindo a realização de atendimentos em diferentes regiões do Estado. 

Ônibus na cor azul estacionado embaixo de um viaduto. O chão é de brita.
Micro-ônibus da Sehab já atende os beneficiários dos programas habitacionais - Foto: Nathalie Sulzbach/Sehab

No início de maio, a Sehab incorporou à sua frota um ônibus adaptado para o atendimento aos beneficiários dos programas habitacionais. O veículo foi adquirido com recursos de uma emenda parlamentar no valor de R$ 949 mil. 

A unidade conta com quatro estações de trabalho equipadas com computadores, impressoras, acesso à internet e materiais de expediente. O projeto inclui, ainda, recursos de acessibilidade para cadeirantes, áreas externas cobertas para atendimento, além de sistema de climatização e conectividade. 

Ainda em maio, a Sedes anunciou, durante o II Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, a entrega de uma unidade móvel do Cadastro Único. A iniciativa busca ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade aos programas sociais federais. A previsão é de que o veículo comece a operar em junho. 

Micro-ônibus estacionado em um pátio. Há árvores no fundo e um prédio. No ônibus está escrito Cadastro Único.
Secretaria de Desenvolvimento Social lança unidade móvel do Cadastro Único para ampliar acesso a programas sociais - Foto: Brayan Martins/Sedes

Adquirido com um investimento de R$ 950 mil, proveniente do Índice de Gestão Descentralizada do Bolsa Família (IGD-PBF), o micro-ônibus foi equipado com duas cabines de atendimento independentes, uma delas destinada exclusivamente a pessoas com deficiência. A unidade também será utilizada em ações emergenciais e em períodos de calamidade. 

A expansão do uso de unidades móveis representa um esforço conjunto das secretarias estaduais para levar serviços essenciais a regiões de difícil acesso, promovendo inclusão, cidadania e redução de barreiras de deslocamento. Para além da estrutura física e tecnológica, as iniciativas reforçam o compromisso do Estado com uma gestão pública mais próxima e sensível às demandas da população. 

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Secom

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