Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo intermedia acordo de cooperação entre Aceguá e cidade palestina

Publicação:

O Governo do Estado participou da assinatura de memorando de entendimento entre a prefeitura de Aceguá e a cidade palestina de Aizaria, nesta quinta-feira (13), durante o III Fórum de Autoridades Locais e de Periferia (Falp), em Canoas. O ato é um dos
Governo intermedia acordo de cooperação entre Aceguá e cidade palestina

O Governo do Estado participou da assinatura de memorando de entendimento entre a prefeitura de Aceguá e a cidade palestina de Aizaria, nesta quinta-feira (13), durante o III Fórum de Autoridades Locais e de Periferia (Falp), em Canoas. O ato é um dos desdobramentos da missão governamental gaúcha a Israel e Palestina, realizada em abril deste ano.

O documento propõe o fomento da paz e da cooperação por meio do intercâmbio de conhecimentos e experiências das diferentes culturas, buscando o desenvolvimento de um diálogo cultural para promover o respeito entre gaúchos e palestinos.

O assessor de relações internacionais do RS, Espártaco Dutra, um dos responsáveis pela elaboração do acordo, explica que o processo de cooperação surgiu com a presença de prefeitos gaúchos na comitiva que visitou a Palestina. A partir daquele encontro, convidamos prefeitos palestinos para o Falp, e também atendemos a demanda de Aceguá para colaboração no memorando. O Estado está tentando fazer essa aproximação entre palestinos e brasileiros, em nível de autoridades locais, e sempre com o pensamento de fomentar a paz no Oriente Médio, afirmou.

Para o prefeito de Aizaria, Sufia Bassan, a assinatura do memorando é muito importante, pois abre um espaço entre sua cidade e Aceguá. Estamos muito otimistas para realizar negócios com o município gaúcho, disse.

Segundo o prefeito Aceguá, Julio Cezar Vinholes Pinto, o acordo simboliza a valorização da comunidade palestina da cidade, que conta com cerca de 50 pessoas. Além disso, vemos a possibilidade de uma aproximação de povos tão distintos para que possamos trocar experiências, apresentando o que temos de bom, e absorvendo a sabedoria milenar da Palestina, ressaltou.

Texto: Assessoria de Imprensa Acri
Foto: Amanda Mendonça Moura/Prefeitura Canoas
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul