Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Rio Grande do Sul decreta estado de emergência em saúde animal em razão da influenza aviária

Medida é necessária tendo em vista os casos confirmados no Estado

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Agricultura ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma plantação com um trator sobre ele do lado direito e um ícone de uma planta florescendo do lado esquerdo. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O Governo do Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal para controle de focos de influenza aviária de alta patogenicidade em municípios próximos do raio. O Decreto 58.169/2025 foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (17/5) e terá vigência por 60 dias.

A medida permite uma resposta mais rápida para combate aos focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) confirmados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em uma granja avícola de reprodução, em Montenegro, e outro em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul.

O estado de emergência é válido nos municípios de Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão.

Texto: Cassiane Osório/Ascom Seapi
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul