Governo do Estado se prepara para Operação Verão Total 2025/2026 com estrutura e serviços públicos ampliados
Objetivo é reforçar o atendimento à população e aos turistas durante a alta temporada
Publicação:
O governo do Rio Grande do Sul vem intensificando o trabalho, nas últimas semanas, para garantir a preparação para o lançamento oficial da Operação Verão Total 2025/2026, que ocorre no dia 13 de dezembro, às 10h, em Tramandaí. Desde 1º de outubro, quando a edição deste ano, instituída pelo decreto, entrou em vigor, diferentes órgãos estaduais têm se dedicado a articular suas ações a fim de reforçar a prestação de serviços públicos durante o período de maior movimentação de turistas e veranistas, de dezembro a março.
Coordenada pelo Gabinete do Vice-Governador, por meio do Gabinete de Projetos Especiais (GPE), a operação ocorre em todo o Estado, sobretudo no Litoral Norte e Sul, na Serra, na Fronteira e nos municípios com lagoas e balneários, e já gera resultados concretos. “Promovemos uma série de reuniões para alinhar estratégias entre secretarias e órgãos envolvidos desde o início do segundo semestre. E agora, perto do lançamento, já é possível ver o resultado desse planejamento, o que mostra a força do trabalho coletivo do governo. Os profissionais que vão atuar no Programa Rede Praia Acessível já receberam capacitação, o Corpo de Bombeiros Militar formou 72 novos guarda-vidas civis temporários e 930 guarda-vidas começaram a atuar em praias e balneários gaúchos nesta semana”, explica o vice-governador Gabriel Souza.
A operação envolve cinco eixos de atuação - mobilidade, segurança pública, desenvolvimento econômico, bem-estar social e comunicação - com objetivo de oferecer respostas rápidas às demandas sazonais, bem como implementar melhorias permanentes nos municípios contemplados. “Esta ação permanente do governo do Estado reforça o nosso compromisso com a segurança, a mobilidade, a saúde, a qualidade do lazer e a qualidade de vida dos gaúchos e das gaúchas, bem como de todos aqueles que visitam o Rio Grande do Sul durante os meses de maior circulação turística. Dessa forma, demonstramos que o Estado está presente e próximo das pessoas”, complementa Gabriel.
Ampliação de servidores em regiões turísticas
Nesta edição, a Operação Verão Total contará com um número maior de servidores e serviços, que vão garantir a presença do Estado em regiões com grande circulação de turistas durante o verão. Desde ontem, 930 servidores, em grupos formados por civis, bombeiros e policiais militares, passaram a atuar no Litoral Norte e Sul, além dos balneários de água doce do Estado. São seis servidores a mais do que no ano passado.
Na área da Segurança Pública, as ações ainda incluem o reforço no policiamento ostensivo realizado pela Brigada Militar. Este ano a operação conta com 864 militares estaduais, quantidade igual à empregada na Operação Verão Total 2024/2025, mas que representa um aumento de 43,28% em relação à baixa temporada. Desse total, 672 vão atuar no Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Litoral, 125 no CRPO Sul e 67 no CRPO Centro Sul. Além disso, haverá 164 militares de áreas especializadas, como Comando Ambiental, Saúde, Logística, Banda de Música e outras seções. Quanto ao número de viaturas, serão 163 no total: 121 no CRPO Litoral Norte, 22 no CRPO Litoral Sul e 20 no CRPO Centro-Sul.
Além disso, haverá fortalecimento na atuação dos guarda-vidas responsáveis pela prevenção de afogamentos, aumento do efetivo da Polícia Civil, intensificação da Operação Balada Segura conduzida pelo Detran e campanhas de conscientização para um trânsito mais seguro. O Instituto-Geral de Perícias também terá atuação ampliada tanto na criminalística quanto na emissão de carteiras de identidade.
Ampliação dos serviços oferecidos à população
A Operação Verão Total também envolve uma ampla oferta de serviços diretos à população. Unidades móveis como as do Procon, da FGTAS/Sine e da Secretaria do Esporte e Lazer estarão presentes em diferentes pontos ao longo da temporada, oferecendo atendimentos e orientação. O governo também prevê apoio a projetos culturais e ações de promoção turística, reforço da fiscalização nas rodoviárias, ampliação de horários e de linhas do transporte intermunicipal, além de trabalhos de conservação, reparos e sinalização das rodovias que atendem a região.
Outras iniciativas incluem fiscalizações com barreiras fixas e volantes para garantir a segurança sanitária de produtos de origem animal, a continuidade do Projeto Balneabilidade, que informa semanalmente as condições de banho nas praias e balneários, e a disponibilização de chuveirinhos ao longo do litoral e em municípios do interior.
Na saúde, o Estado promoverá reforço nos atendimentos do SAMU, em pronto atendimentos e em unidades de urgência e emergência. Também serão oferecidas atividades inclusivas e ações de acessibilidade, como o Programa Rede Praia Acessível.
A Operação Verão Total 2025/2026 se estende durante toda a temporada de veraneio, estando vigente até o dia 15 de abril de 2026.
Texto: Dayanne Rodrigues e Aline Duvoisin/Ascom GVG
Edição: Secom