Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado promove oficinas de escrita criativa para jovens da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo

Desenvolvida entre fevereiro e abril, proposta amplia repertórios culturais e valoriza a palavra como ferramenta de expressão

Publicação:

A imagem mostra três jovens de costas, sem que seja possível visualizar seus rostos. No lado direito, há um banner onde se lê "Escrevivências - oficina de escrita criativa para jovens".
Projeto envolve leitura, escrita autoral, intervenções poéticas e dinâmicas inspiradas em linguagens musicais - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase

O projeto Escrevivências leva oficinas de escrita criativa para os adolescentes atendidos nas unidades de internação da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), instituição vinculada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS). A iniciativa é promovida pela Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), com metodologia e acompanhamento técnico desenvolvidos pelo Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais (Cirandar).

Desenvolvida entre os meses de fevereiro e abril deste ano, a proposta contempla 110 socioeducandos e tem como objetivo fortalecer vínculos, ampliar repertórios culturais e valorizar a palavra como ferramenta de expressão e direito. A supervisão do projeto é da Diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica (CP) e do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce) da Fase.

“Com o Escrevivências, oferecemos um instrumento de transformação social, estimulando autoria e leitura por meio da qualificação de agentes socioeducativos”, destacou o diretor em exercício do IEL, Ricardo Rabeno. “Além de ampliar o contato dos jovens com a literatura, a iniciativa oportuniza encontros com autores, uma troca que fortalece o interesse pela cultura e abre espaço para novas formas de expressão”, ressaltou.

Conduzidas pelo MC, poeta e escritor Felipe Deds, as atividades são desenvolvidas por meio de oficinas criativas, envolvendo leitura, escrita autoral e intervenções poéticas e dinâmicas inspiradas em linguagens musicais. São utilizados banners, cartazes, folhas e canetas, que auxiliam na construção coletiva dos conteúdos e na realização das práticas propostas.

A imagem mostra um homem sentado falando. Ao seu lado, há um banner onde se lê "Escrevivências - oficina de escrita criativa para jovens".
Felipe Deds ministrou oficina na unidade de semiliberdade masculina em Porto Alegre em 10 de fevereiro - Foto: Saul Teixeira/Ascom Fase

“A linguagem do escritor, o jeito que ele falou com a gente, foi muito legal. Eu escrevi um poema sobre amor, contando sobre um relacionamento que eu tive e que sinto muita saudade”, relatou um socioeducando de 18 anos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo (Case NH). Estudante do 1º ano do Ensino Médio, ele conta que também escreveu outros textos inspirados em temáticas como a liberdade. “Sinto muita saudade de casa, da minha família. Gosto de escrever sobre isso também no meu diário”, relatou o jovem, que cumpre medida há 16 meses.

Formação para os agentes socioeducadores

Para março, está prevista uma formação coletiva destinada aos agentes socioeducadores que atuam nos espaços de leitura anexos às unidades da Fase. A proposta é contribuir para a formação dos profissionais, oferecendo orientações sobre os espaços, a mediação de leitores e a conexão com a prática das oficinas de escrita criativa.

“Acreditamos na leitura e na escrita como um direito humano e percebemos que, a cada oficina realizada, a escrita tem um poder transformador”, avaliou a coordenadora institucional do Cirandar, Márcia Cavalcante. “Os socioeducandos e as socioeducandas demonstram muito engajamento nos encontros, e suas produções escritas são fonte de inspiração para acreditarmos que um novo começo sempre é possível”, acrescentou.

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas para uma foto em uma sala com estantes de livros e quadros. Várias seguram livros.
Lançamento do projeto ocorreu em janeiro na sede do Cirandar, em Porto Alegre - Foto: Divulgação Fase

Escrevivências pelo Estado

O cronograma de atividades do projeto contempla as unidades de internação das oito regionais da Fase no Estado. Até o momento, as ações já ocorreram no Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), na Comunidade Socioeducativa (CSE), na unidade de Semiliberdade Masculina e no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), todos em Porto Alegre, além do Case NH.

“O Escrevivências busca democratizar o acesso à arte e à literatura, fortalecendo a autoestima e a voz dos jovens em medida socioeducativa, transformando suas vivências em narrativas próprias e reconhecidas”, refletiu o chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior.

Até o mês de abril, a iniciativa será realizada com os adolescentes e jovens do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp) e do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC), em Porto Alegre. O projeto ainda contemplará unidades de Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Texto: Ascom Fase
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul