Governo do Estado mobiliza municípios para fortalecer rede de proteção às mulheres durante o Carnaval
Ações de prevenção foram discutidas em reunião do Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas para as Mulheres
Publicação:
O governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher (SDM), quer intensificar as ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero durante o Carnaval. Por isso, na tarde de quinta-feira (12/2), foi realizada uma reunião do Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul. Além de representantes dos municípios gaúchos, participaram a titular da SDM, Fábia Richter, a adjunta da pasta, Viviane Viegas, além da diretora do departamento de Articulação, Cuidado Integral e Promoção à Autonomia Econômica, Marcia Scherer.
Uma das pautas tratadas no encontro, que ocorreu por videoconferência, foi o acionamento da rede de proteção às mulheres, especialmente no feriado prolongado, que se estenderá de 13 e 18 de fevereiro. Desde o início das atividades, a SDM tem concentrado esforços para estabelecer um ponto focal em cada município do Estado, com o objetivo de aprimorar e agilizar as notificações de casos de violência contra a mulher, contribuindo com o trabalho das forças de segurança.
A secretária Fábia Richter destacou a importância de as equipes dos Centros de Referência da Mulher (CRMs) e demais organismos de proteção estarem de prontidão. “No Carnaval, infelizmente, vem o consumo excessivo de bebida alcoólica, o que resulta em situações de violência, como importunação e abuso sexual. É preciso que olhemos cada caso de maneira muito singular, considerando o contexto e a realidade de cada mulher que procura ajuda”, alertou.
Fábia Richter aproveitou o espaço para falar da campanha “Não maquie, denuncie”, que foi ampliada na mídia tradicional e no meio digital desde o início da semana. A secretária lembrou que a violência contra as mulheres deve ser uma luta de toda a sociedade e pediu que todos adotem a campanha como sua.
Viviane colocou-se à disposição dos municípios para orientações e ressaltou a importância de manter o comitê ativo e unido. “Para nós, é fundamental escutar os relatos e a experiência de cada município, pois isso colabora com o dia a dia do nosso trabalho. Sintam-se à vontade para compartilhar os desafios enfrentados e buscar orientação junto à SDM”, pontuou a secretária-adjunta.
Na oportunidade, também foi informado como funcionará o serviço do Centro de Referência Estadual da Mulher (Crem), nos dias 16 e 17 de fevereiro, que atenderá em regime de plantão por meio da Escuta Lilás (0800 541 0803), com funcionamento 24h. O atendimento presencial será retomado, normalmente, na quarta-feira (18), a partir das 13h, na nova sede da SDM (Av. Dolores Alcaraz Caldas, 90 - Praia de Belas).
Fortalecimento da rede de atendimento às mulheres
O Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas para as Mulheres do Rio Grande do Sul existe desde 2021 e, após a criação da SDM, passou a ampliar suas conexões com o Estado, alcançando praticamente todas as regiões de forma virtual. Entre os objetivos estão conectar e fortalecer a rede de atendimento às mulheres, tensionar a criação de ações e Organismos de Proteção à Mulher (OPMs) para o enfrentamento da violência de gênero, além de promover encontros presenciais ou virtuais para partilhar ações exitosas.
A coordenadora do comitê, Daiane Silva de Oliveira, ressaltou a importância da articulação com a SDM no âmbito do colegiado. Segundo ela, a iniciativa fortalece o movimento intermunicipal e estreita a relação entre o Estado e os municípios. “Encontros como esse, especialmente para alinhar ações no período que antecede o Carnaval, possibilitam que municípios mais distantes ou ainda desarticulados da rede de proteção à mulher tenham um direcionamento a seguir”, afirmou.
Texto: Ascom SDM
Edição: Secom