Governo do Estado leva mensagem sobre diversidade, respeito e prevenção a 150 mil pessoas no Carnaval 2026
Ações em diversos municípios vão distribuir materiais de conscientização sobre LGBTfobia
Publicação:
O Carnaval no Rio Grande do Sul ganhará cores ainda mais inclusivas em 2026. Como parte do eixo Visibilidade do Programa RS Diversidade, o Conselho Estadual LGBT+ e o Departamento de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) vão estar presentes em diversos eventos carnavalescos reforçando mensagens de respeito, enfrentamento à violência e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Para isso, o governo do Estado, por meio da SJCDH, vai disponibilizar um trio elétrico que percorrerá 11 festas, alcançando cerca de 150 mil foliões. As cidades parceiras – a partir de movimentos sociais e prefeituras – organizarão blocos locais responsáveis pela distribuição de materiais informativos sobre o combate à LGBTfobia, divulgação de canais de denúncia (como o Disque 100 e a Delegacia Online) e orientações sobre prevenção durante o Carnaval.
“A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Diversidade e Inclusão, vem realizando um trabalho sólido na formulação de políticas públicas voltadas à comunidade LGBT+. Esse trabalho se constrói de diferentes formas, mas é fundamental estarmos próximos das pessoas. Assim, tenho certeza de que teremos lindas festas aliadas à informação”, afirmou o titular da pasta, Fabrício Peruchin.
Os blocos reunirão integrantes da comunidade LGBT+, apoiadores, equipes das Secretarias Municipais de Saúde, dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e de movimentos sociais. O trio elétrico será padronizado com a identidade visual da campanha e equipado com som e iluminação. As organizações locais terão liberdade para incluir locutores, DJs e apresentações musicais.
Calendário das ações
- 14 de fevereiro: São Borja e Tupanciretã
- 15 de fevereiro: Pelotas
- 16 de fevereiro: Itaqui e Rio Grande
- 22 de fevereiro: Tapes (a Parada LGBT+ do município acontecerá na mesma data)
- 7 de março: Uruguaiana
- 7 e 14 de março: Canoas
- 8 de março: Porto Alegre
- 14 de março: Cruz Alta
- 14 de março: Guaíba
Texto: Ascom SJCDH
Edição: Secom