Governo do Estado inicia a implementação da CNH Digital em 17 municípios
Publicação:
O Governo do Rio Grande do Sul inicia, nesta quarta-feira (4) a implementação da CNH Digital em mais de 17 municípios do interior do Estado. De acordo com o Detran/RS, os 25 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Aratiba, Carazinho, Erechim, Espumoso, Frederico Westphalen, Gaurama, Getúlio Vargas, Ibirubá, Lagoa Vermelha, Não-Me-Toque, Nonoai, Palmitinho, Sananduva, Santa Bárbara do Sul, Sarandi, Seberi, Tapejara, estarão reunidos em Porto Alegre para um treinamento operacional.
A adoção do estrutura digital está prevista na Resolução no 287/08, do Contran, e visa padronizar e tornar mais seguro o processo de identificação dos candidatos e condutores, a partir da coleta de imagens das digitais, fotografias e assinatura digital. Com isso, além de aumentar a segurança do sistema, haverá uma redução substancial do tempo para processamento e expedição da CNH (as imagens digitais são transmitidas para a gráfica on-line). Também será evitado o bloqueio da emissão do documento por imagens fora dos padrões, e as devoluções da papeleta Renach em desconformidade com as normas. Para o candidato, uma vantagem adicional é que não terá gastos com fotografia, visto que será feita diretamente no CFC com uma câmera digital.
Um contador no site do Detran exibe o número de cidades que já operam com o sistema. Atualmente, são 56 municípios e 140 CFCs. Até setembro, quando deve ser concluído o processo de implementação nos 17 municípios, serão 60% dos 274 CFCs do Estado emitindo a nova CNH Digital.