Governo do estado entrega obra da nova pista do aeroporto de Santo Ângelo
Publicação:

O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, representando o governador do Estado, José Ivo Sartori, inaugurou neste domingo (22) a nova pista do Aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, marcando uma nova etapa de desenvolvimento para a Região Noroeste do estado, que a partir de setembro também contará com voos para Porto Alegre.
Iniciada em 2013 e muito aguardada pelos municípios missioneiros, a conclusão da obra de reforço do pavimento da pista foi definida como uma das prioridades da Secretaria dos Transportes (ST). A pedido do governador, o secretário atuou fortemente para superar os entraves burocráticos e técnicos que atrasaram por quase dois anos sua viabilização.
"É um dia muito feliz, mesmo com dificuldades conseguimos avançar. O RS é um estado com dimensão de país e precisa ter essa integração regional. Por isso, o governo lançou o Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional, com diminuição do ICMS para o setor, o que propicia hoje estarmos aqui inaugurando essa obra parada desde 2010", disse Westphalen.
A pista do aeroporto contou com um investimento de R$ 6 milhões, com recursos provenientes do Estado e da União, por meio do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (Profaa).
Incentivo à aviação regional
A retomada das operações do Aeroporto Sepé Tiaraju pode ser considerada um dos resultados efetivos da diretriz adotada pela ST de fomentar a aviação regional. A operação dos voos da linha Porto Alegre/Santo Ângelo a partir de setembro foi incentivada pelo Programa Estadual de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), lançado em 2015 para promover o desenvolvimento econômico, social e turístico do estado com a ampliação das rotas de voos regulares nos aeroportos regionais.
O PDAR-RS prevê a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa, desde que garantam a operação de rotas regionais que atendam quatro ou mais municípios e que promovam e incentivem pacotes para roteiros turísticos pelo estado.
O objetivo é que todos os municípios gaúchos tenham, até 2017, um aeroporto operando voos regulares em até 180 quilômetros. O aeroporto de Santo Ângelo faz parte dessa rota e a operação dos voos no município fomentará a economia, a indústria, o agronegócio e a cultura e o turismo na região, que entre suas inúmeras belezas abriga um dos patrimônios da humanidade - as Ruínas de São Miguel das Missões.
Durante a cerimônia, o prefeito de Santo Angelo, Luiz Valdir Andres, agradeceu a todos que cooperaram para a conclusão da pista. "Em 2013, quando assumi a prefeitura, começamos uma luta para essa obra sair. Ela teve 5% e parou. Em novembro de 2015, com o governador Sartori e o secretário Westphalen, conseguimos recomeçar essa obra tão esperada por toda região. Agradeço profundamente ao governador e ao secretário e toda equipe da secretaria e do Departamento Aéreo Portuário", disse.
Estiveram presentes na solenidade a diretora do Departamento Aéreo Portuário (DAP), Ligia Barreto, junto à equipe, o gerente da Azul Linhas Aereas, José Luiz Feiber, o ex-secretário adjunto e o atual da ST, Humberto Canuso e Vanderlan Frank Carvalho, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos da região, vereadores e membros da comunidade.
Nova pista
Com 30 metros de largura e extensão de 1.615 metros, a nova pista do Aeroporto Sepé Tiaraju está apta a receber as aeronaves que compõem a frota das principais empresas brasileiras de aviação, em especial os aviões de maior porte, tais como o B-737-300, B-737-400 e A-320.
O reforço do atual pavimento teve por base a perspectiva de realização de 1.220 decolagens anuais, valor típico de aeroportos regionais brasileiros de características similares as do aeroporto de Santo Ângelo e que operam com aeronaves de grande porte. Esse movimento anual de aeronaves coloca o aeroporto na Categoria 5: “Pista de Aviação Regular de Médio Porte de Baixa Densidade”.
Texto: Kika Rauber/ST
Edição: Cristina Lac/Secom