Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado é parceiro em bate-papo pelas mulheres, no sábado (29) em Porto Alegre, com Luiza Brunet

Além de debate sobre combate à violência contra meninas e mulheres, evento no Parcão vai oferecer orientações sobre saúde

Publicação:

Secretaria da Mulher
-

Na semana que marca o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher (SDM), reafirma o seu compromisso com a proteção da igualdade de gênero, compreendendo que essa é uma luta de toda a sociedade. Por isso, no próximo sábado (29/11), realizará o bate-papo “Pelas Mulheres”, das 9h às 11h30, no Parque Moinhos de Vento (Parcão), em Porto Alegre.

A ação, que integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres, é uma parceria entre a SDM com a Organização Internacional das Migrações (OIM), o Instituto Moinhos Social (IMS) e o Hospital Moinhos de Vento.

A atividade terá a presença da modelo e atriz Luiza Brunet, que é embaixadora da OIM e referência nacional na pauta de violência contra a mulher. Também participam da roda de conversa, a secretária da Mulher, Fábia Richter, a secretária-adjunta da pasta, Viviane Viegas, a promotora de Justiça Dra. Alessandra da Cunha, e a executiva em Saúde e CEO da empresa Gestão e Negócios 360º, Simone Corrêa Souza.

Além do bate-papo, o Instituto Moinhos Social promoverá atividades para a comunidade como informações de saúde e orientação ao público, aferição de pressão arterial, distribuição de cartilhas educativas elaboradas com o Ministério Público, e distribuição de preservativos femininos.

Violência digital

A SDM abraça a campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que, neste ano, alerta para a violência digital, sob o título “UNA-se para Acabar com a Violência Digital contra Todas as Mulheres e Meninas”. O foco é reforçar a atenção e as medidas de segurança no uso de redes sociais, plataformas de jogos e streaming, além de salas de bate-papo.

Esses espaços são frequentemente utilizados pelos agressores, que perseguem, assediam e abusam de mulheres e meninas em ambientes virtuais. Os ataques vão desde o compartilhamento não consentido de imagens íntimas, ameaças, perseguição até cyberbullying. Por isso, o alerta deve ser redobrado. Formas de como se proteger e denunciar estarão entre os assuntos abordados na roda de conversa.

Texto: Ascom SDM
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul