Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado conclui elaboração do Planejamento Estratégico do Ministério Público do RS

Coordenado pela SPGG, trabalho detalhou ações concretas do órgão para os anos de 2024 e 2025

Publicação:

Foto em ambiente interno, em uma sala de reuniões. Quinze autoridades, homens e mulheres, estão alinhados em pé, lado a lado, posando para a câmera e mostrando o documento entregue. Ao fundo, há uma bandeira do Brasil e uma do RS.
Documento foi entregue pela titular da SPGG na sede do MPRS em Porto Alegre - Foto: Pablo Reis/SPGG

Após três meses de trabalhos coordenados pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), foi concluído nesta quinta-feira (11) o processo de elaboração do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A entrega do documento ao procurador-geral de Justiça, Alexandre Sikinowski Saltz, foi realizada pela titular da SPGG, Danielle Calazans, na sede do MPRS em Porto Alegre.

O material produzido descreve o projeto de desdobramento do Planejamento Estratégico do órgão para o período 2022-2029 em ações concretas para os anos de 2024 e 2025. O documento é fruto do esforço conjunto do Departamento de Planejamento Governamental da SPGG (Deplan) e do Escritório de Gestão Estratégica e Projetos do MPRS (Egep). Entre outubro e dezembro de 2023, foram realizadas três oficinas, nas quais se elaboraram os resultados-chave para os objetivos estratégicos e foram definidas ações com indicadores e metas. Ao todo, foram elencados 43 resultados-chave, desenvolvidas 80 ações e fixados 86 indicadores.

"Um planejamento estratégico consistente é fundamental para o aprimoramento das entregas do poder público à população, independentemente da esfera. É com muito orgulho que realizamos esta parceria com o MPRS. Estou certa que o produto entregue hoje auxiliará a atingir os resultados esperados", destacou Danielle.

O projeto com o MPRS foi o primeiro exercício de planejamento estratégico realizado pela SPGG para instituições de fora do Poder Executivo estadual. Previamente, em 2022 e 2023, o Deplan já havia trabalhado na elaboração dos planejamentos para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) e para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Diferentemente dos exercícios anteriores, em que o trabalho seguiu até a elaboração dos mapas estratégicos das instituições, no caso do MPRS foi possível avançar para a fase operacional, com o desdobramento dos objetivos estratégicos previamente existentes em ações concretas.

“Assumimos o Ministério Público sabendo o que precisava ser feito. No entanto, a dificuldade entre o que se sabe fazer e como fazer exige estratégia. Então, essa parceria vai encurtar o caminho para que nós consigamos chegar no nosso objetivo – impactar a vida dos gaúchos”, ressaltou o procurador-geral de Justiça.  

Além da secretária e do procurador-geral, também participaram da entrega, pelo MPRS, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel, a subprocuradora-geral para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, o subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica do MPRS, João Cláudio Pizzato Sidou, a chefe de gabinete da PGJ, Raquel Isotton, os coordenadores do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às vítimas, Alessandra Moura Bastian, dos Direitos Humanos e Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin, do Consumidor e da Ordem Econômica, André Ricardo Colpo Marquesan, e a promotora assessora Fernanda Weiand. Pela SPGG participaram, ainda, a subsecretária de Planejamento, Carolina Mór Scarparo, o diretor do Deplan, Henrique Gomes Acosta, e o chefe da Divisão de Planejamento de Políticas de Governança e Gestão, Bruno do Valle Brick.

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul