Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo divulga resultado final do processo seletivo para o Programa Alfabetiza Tchê

Ao todo, foram selecionados 216 candidatos

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrita a palavra Educação ao centro, logo abaixo de um ícone composto por um chapéu de formando sobre dois livros. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Subsecretaria de Governança e Gestão da Rede Escolar, publicou a lista final dos candidatos aprovados no segundo processo de seleção de 2025 para bolsistas do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização - Alfabetiza Tchê. A divulgação ocorreu após a análise dos recursos interpostos pelos participantes.

A seleção contemplou dois níveis de atuação para os professores formadores: regional e municipal, com base em diferentes editais. Ao todo, foram selecionados 216 candidatos. Eles realizarão atividades pedagógicas e formativas voltadas para fortalecer o trabalho de alfabetização nas escolas públicas do Rio Grande do Sul, principalmente nas turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental.

No nível regional, regido pelo Edital nº 009/2025, foram selecionados 13 candidatos que atuarão em 13 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). As coordenadorias contempladas com novos formadores são:

  • 2ª CRE (São Leopoldo)
  • 7ª CRE (Passo Fundo)
  • 8ª CRE (Santa Maria)
  • 10ª CRE (Uruguaiana)
  • 11ª CRE (Osório)
  • 12ª CRE (Guaíba)
  • 13ª CRE (Bagé)
  • 24ª CRE (Cachoeira do Sul)
  • 27ª CRE (Canoas)
  • 28ª CRE (Gravataí)
  • 32ª CRE (São Luiz Gonzaga)
  • 35ª CRE (São Borja)
  • 39ª CRE (Carazinho) 

Para o nível municipal, a seleção foi orientada pelos Editais nº 008/2025 e nº 010/2025, com 203 candidatos aprovados para atuar em 177 municípios gaúchos. A lista detalha os selecionados por município de abrangência de cada CRE.

Os bolsistas foram escolhidos com base na formação acadêmica, sendo exigido o curso superior de Pedagogia ou Letras com especialização em alfabetização, e na experiência profissional na área de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para serem selecionados, os candidatos também precisaram comprovar que já são servidores públicos estaduais ou municipais, com vínculo temporário ou efetivo. 

Após a divulgação da lista, os candidatos devem formalizar os termos de compromisso de modo presencial entre os dias 15 a 17 de setembro. Os bolsistas regionais têm que buscar as sedes da CREs onde estão inscritos, e os bolsistas municipais assinam o documento nas secretarias municipais de educação nas quais fizeram suas inscrições. 

A bolsa para Formador de Alfabetização, para ambos os níveis, é de R$ 600,00 por mês. Os valores serão concedidos durante 12 meses, com a possibilidade de ser prorrogados por mais um período, totalizando dois anos. As bolsas também não têm caráter remuneratório, ou seja, não são feitos descontos como contribuição previdência ou impostos. Os pagamentos são realizados por meio de depósitos em conta corrente.

Sobre o programa

O Alfabetiza Tchê é uma política pública desenvolvida em regime de colaboração entre o Estado e os 497 municípios gaúchos, tendo como objetivo a alfabetização plena de todos os estudantes das escolas públicas gaúchas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. As ações são organizadas em cinco eixos: fortalecimento da aprendizagem; fortalecimento da gestão municipal  escolar; formação de professores; avaliação externa, acompanhamento e monitoramento dos indicadores; e incentivo, cooperação e articulação  entre as redes públicas de ensino.

Na educação, área tratada como prioridade pelo governador Eduardo Leite, o propósito do governo é com o futuro do estudante, do professor e da sociedade.

Texto: Daniel Marcilio/Ascom Seduc
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul