Governo certifica 11 municípios no Programa RS Amigo do Idoso
Publicação:

Uma banda de música e um coral, com repertório italiano, de São Paulo das Missões e Progresso, dois dos 11 municípios que receberam a certificação do Programa RS Amigo do Idoso, tornaram o evento uma grande celebração, na manhã desta quinta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari. Os títulos foram entregues pela secretária adjunta da Saúde, Rejane Richter, que representou a governadora.
Na sua mensagem, Yeda lembrou que a Lei de Proteção ao Idoso já existia no RS, mas faltavam as ferramentas para que efetivamente saísse do papel. Buscamos a construção de uma política pública específica, promovendo o envelhecimento ativo, como forma de garantir o exercício da cidadania. É esse o foco do Projeto RS Amigo do Idoso. Parabenizo os municípios que foram parceiros do Governo do Estado, ao reconhecer que nossos idosos são fontes de sabedoria e experiência, disse a governadora.
De acordo com a diretora da Escola de Saúde Pública e gerente do projeto RS Amigo do Idoso, Sandra Vial, 169 municípios já aderiram ao programa e outros 154 estão em processo. Além de fazermos ação direta com municípios, estamos capacitando pessoas para trabalhar na ótica do envelhecimento ativo, enfatizou. Ao entregar os títulos, Rejane Richter disse que, no Estado, 13% da população tem mais de 60 anos, existindo aumento da expectativa de vida e redução da natalidade. É de suma importância uma política qualificada e é imprescindível a vontade política dos gestores municipais, assinalou.
Para a integrante do Centro do Idoso de Bagé, Nelci Barres, 70 anos, o programa oferece uma série de ações. A melhor coisa que aconteceu para Bagé foi a criação do Centro do Idoso. Lá, tem gente de 102 anos que dança, faz ioga e estamos aprendendo a sambar. No ano que vem, Bagé faz 200 anos e o nosso grupo vai desfilar, falou Nelci. Segundo Hugo Lunkes, 75 anos, representante do Clube de Terceira Idade Unidos de Candido Godoi, as ações só refletem que o idoso tem orgulho de trabalhar. Sou professor aposentado e trabalho com marcenaria. Por isso trouxe esta réplica de moenda de cana, talhada em madeira. O idoso sabe o que faz e onde quer chegar, e nós queremos chegar até a quarta idade, afirmou Lunkes.
Inclusão e cidadania
Integrante do Programa Estruturante Nossas Cidades, o Projeto RS Amigo do Idoso promove ações para a inclusão social, garantindo cidadania, emancipação, autonomia e independência. O projeto atua em parceria com municípios, oferecendo apoio técnico e financeiro para a execução das ações que, contempladas nas diferentes áreas e políticas setoriais, garantem a efetivação de direitos sociais, qualidade de vida e dignidade aos idosos.
Texto de Caren Moraes