Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo apresenta políticas públicas de inovação em evento na China, nesta segunda (15)

Painel destaca a sólida estrutura de apoio, no RS, formada por parques tecnológicos, incubadoras e outras instituições

Publicação:

Auditório amplo com cadeiras dispostas em formato semicircular, onde ocorre o THA&CASSPS Innovation Summit, realizado em 15 de setembro de 2025, em Pequim, na China. No centro, uma palestrante apresenta no púlpito, enquanto dois grandes telões exibem informações sobre o evento e o programa Inova RS, com destaque para áreas como saúde, educação, economia criativa, tecnologia e turismo. Participantes acompanham a apresentação sentados, alguns com laptops e materiais de apoio sobre as mesas.
Rio Grande do Sul é líder em ranking de inovação no Brasil - Foto: Divulgação/Innovation Summit

Nesta segunda-feira (15/9), a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp palestrou, durante o Innovation Summit, ao lado de autoridades e pesquisadores de renome mundial em Pequim, na China. Simone apresentou as principais estratégias do governo do Estado que colocam o Rio Grande do Sul, atualmente, como líder em inovação no Brasil, posição ocupada a partir da gestão Eduardo Leite.

O encontro é promovido pela Associação Tripla Hélice (THA) e pela Associação Chinesa de Ciência, Pesquisa de Políticas Científicas e de Ciência e Tecnologia (CASSSP). 

Em painel sobre políticas de inovação, a titular da Sict destacou que o Rio Grande do Sul conta com uma sólida estrutura de apoio formada por parques tecnológicos, incubadoras e outras instituições. A secretária ainda falou sobre a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pecti) - lançada em 2024 e que norteia as ações da pasta no período de 2025 a 2030 – e sobre o Inova RS, estratégia de regionalização que é uma das marcas do governo Eduardo Leite.

“O Inova RS, nosso programa ‘guarda-chuva’, busca tornar o Estado uma referência global em inovação por meio de uma estratégia de desenvolvimento local, dividindo o território gaúcho em oito regiões. Em cada uma delas, temos uma estrutura de governança, com comitê técnico, comitê executivo e gestores de inovação e tecnologia”, explicou Simone.

Outro ponto ressaltado foi o incremento de editais e investimentos para apoio aos ecossistemas de inovação, com recursos na ordem de R$ 115 milhões nos últimos anos – que está entre os maiores da história em inovação, ciência e tecnologia. Um dos exemplos citados foi o South Summit Brazil, que conecta negócios e terá sua quinta edição em 2026.

“Também temos trabalhado a lógica do programa Semicondutores RS, lançado em 2023, que busca atrair investimentos e formar talentos para o setor. O Estado conta com uma indústria de semicondutores com alto potencial de crescimento, e estamos construindo o primeiro hub da área na América Latina”, pontuou.

Participaram do painel o presidente da CASSSP, Mu Rongping; os vice-presidentes da CASSSP, Chen Jin e Wei Jiang; a CEO do Technopark (Marrocos), Lamiae Benmakhlouf; e a diretora de Cooperação Científica e Internacional da Cidade Científica e Tecnológica de Isfahan (Irã), Mozhgan Yazdianpour. A secretária Simone Stülp participa do evento integrando missão internacional da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Texto: Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul