Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadores do Consórcio Sul-Sudeste se reúnem neste sábado em Gramado

Publicação:

Aviso pauta card novo
-

A terceira reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os sete Estados das duas regiões, ocorre sábado (25/5), em Gramado. O encontro, que tem como objetivo discutir temas econômicos nacionais, como a Reforma da Previdência e a renegociação das dívidas com a União, será realizado no Hotel Master Gramado, a partir das 9h.

Além de governadores, o evento terá a participação de vice-governadores e secretários de Estado, que realizarão debates temáticos sobre assuntos de interesse das administrações estaduais, entre outras atividades.

O Cosud, criado em 2019, reúne os governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG).

“Daremos sequência ao trabalho iniciado em Minas Gerais e que se estendeu em São Paulo, quando começamos a delinear os temas em que os Estados podem e devem promover integração nas suas políticas públicas. Agora, é um passo adiante para podermos avançar no formato institucional que o consórcio adotará. Cada Estado tem as suas condições e peculiaridades, mas também muitas dificuldades em comum, para as quais podemos achar soluções conjuntas”, projeta o governador Eduardo Leite.

O presidente do BNDES, Joaquim Levy, também confirmou presença no evento e participará de discussões sobre políticas de desenvolvimento que podem ser compartilhadas pelos Estados do consórcio.

Cobertura de imprensa

O credenciamento dos jornalistas interessados em participar do evento ocorrerá a partir das 8h, no Hotel Master. Uma entrevista coletiva será realizada no fim da manhã, e também haverá uma janela de imprensa no fim da tarde, no encerramento do evento.

Caso algum veículo de comunicação necessite de translado de Porto Alegre para Gramado, o governo do Estado do Rio Grande do Sul oferecerá, por meio de um patrocinador, um micro-ônibus que sairá da capital às 6h do sábado (25/5). Para utilizar o transporte, os jornalistas devem entrar em contato com a Secretaria de Comunicação do RS.

O Cosud terá cobertura completa nas redes sociais oficiais do Governo, com transmissão ao vivo da coletiva de imprensa e tuítes em tempo real. O encerramento do encontro, previsto para as 17h, também contará com transmissão ao vivo em todos os canais do governo.

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul