Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora sanciona lei que declara o Talian dialeto integrante do patrimônio do RS

Publicação:

A governadora Yeda Crusius sancionou a lei nº 13.178, aprovada pela Assembleia Legislativa, que declara o dialeto Talian integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. O ato está publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (12). Originado dos italianos e descendentes radicados no Rio Grande do Sul e formado a partir de mais de uma centena de falares familiares de imigrantes e descententes, ao longo de 130 anos de imigração italiana, o Talian é considerada a mais nova língua neolatina originária dos descendentes italianos no Estado.

Ao sancionar a lei, a governadora lembrou a participação dos imigrantes italianos na construção social e econômica do Rio Grande do Sul, ressaltando que, ao chegarem ao Estado, a busca por terras ainda não ocupadas pelos imigrantes alemães possibilitou que eles se concentrassem no seu próprio grupo étnico, onde podiam falar seus dialetos de origem e manter sua cultura e tradições.

Trata-se de um significado histórico para a formação da sociedade gaúcha, pois vem resgatar um importante passivo cultural do nosso Estado e um compromisso com a formação étnica de toda a nossa gente, afirmou a governadora.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Rio Grande do Sul a partir de 1875, atraídos para a região da Encosta da Serra para atuarem como pequenos agricultores. Foi onde criaram-se as primeiras três colônias, Conde D´Eu, Dona Isabel e Campo dos Bugres, hoje os municípios de Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Mais tarde, eles distribuíram-se para outras regiões gaúchas.

Originários das localidades italianas de Piemonte, Lombardia e Vêneto, vieram para o Rio Grande do Sul cerca de 100 mil italianos entre os anos de 1875 e 1910, quando já viviam no Estado mais de 300 mil italianos e descendentes. A população gaúcha é composta atualmente por cerca de 3 milhões de italianos e descendentes, representando 30% do total. A lei 13.178, sancionada pela governadora em 10 de junho, atende ao projeto de lei 50/2007, da deputada Silvana Covatti.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul