Governadora recebe convite para participar de homenagem a Osvaldo Aranha em Israel
Publicação:

A Comunidade Internacional Brasil e Israel, representada pela presidente, Jane Silva, reuniu-se com a governadora Yeda Crusius, na tarde desta segunda-feira (6), no Palácio Piratini, para convidar o governo gaúcho a participar de homenagem a Osvaldo Aranha, em Israel, dia 8 de setembro. A homenagem integra evento oficial do governo israelense, durante o 3º Festival Internacional pela Paz, a ser realizado em Jerusalém na primeira semana de setembro.
De acordo com Jane Silva, o povo israelense reconhece o papel relevante do gaúcho Osvaldo Aranha, que, em 1947, presidindo sessão solene na ONU (Organização das Nações Unidas), reconheceu o Estado de Israel, garantindo-lhe território para o povo israelense. Yeda Crusius foi convidada para descerrar o busto de Osvaldo Aranha na rua que leva seu nome, na cidade de Tel Aviv. O Rio Grande do Sul receberá também, através da governadora, uma placa reconhecendo-o como Estado Amigo da Paz.
Durante o encontro, Yeda foi presenteada com peça de artesanato mineiro em que aparece o símbolo da paz. Honrada com as homenagens, Yeda agradeceu e salientou que, ao conviver com Israel, estamos convivendo com o berço de tudo. Participaram também da audiência a secretária da Cultura, Mônica Leal, o deputado federal Paulo Roberto Pereira e o deputado estadual Carlos Gomes.