Governadora prestigia marca de 1,5 milhão de veículos da GM, em Gravataí
Publicação:

No mês em que completa dez anos de atividades no Rio Grande do Sul, os executivos da General Motors apresentaram à governadora Yeda Crusius, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (27), o veículo 1,5 milhão montado no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí. Responsável pela produção de 880 unidades por dia dos modelos Celta e Prisma, a unidade gaúcha projeta a entrega do carro de número 2 milhões até o final do ano. Estamos celebrando um projeto que se transformou em realidade, disse Yeda, após percorrer a linha de produção do Celta e ser recepcionada pelos funcionários da fábrica.
De acordo com a chefe do Executivo, a marca acompanha paralelamente o crescimento do Rio Grande do Sul. O Estado restabeleceu um ciclo de desenvolvimento, e a GM contribuiu para alcançarmos o menor índice de desemprego de todo o País e a maior taxa de criação de empregos com carteira assinada.
O vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, anunciou que, dos R$ 5 bilhões que serão investidos no País, R$ 2 bilhões serão destinados à fábrica de Gravataí. Isto reafirma o interesse da GM no desenvolvimento da fábrica no Rio Grande do Sul, destacou. Depois de aumentar a capacidade de fabricação entre 2005 e 2006 para o lançamento do Prisma, a GM prepara o segundo ciclo de expansão em Gravataí, aumentando a produção dos atuais 230 mil para 380 mil unidades anuais. Gravataí terá a maior fábrica automobilística do Hemisfério Sul, responsável por 50% da produção de veículos da GM no Brasil, afirmou Pinheiro Neto.
Quando inaugurada, a unidade de Gravataí inovou por descentralizar a produção de automóveis. Até então, todas as unidades da GM e de quase todas as outras montadoras estavam localizadas no Estado de São Paulo. O Complexo Industrial Automotivo abriga em sua área, atualmente, 17 sistemistas que fornecem componentes para a montadora.
Texto de Adriana Ferrás