Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil alerta para temporais no Rio Grande do Sul

Algumas regiões do Estado podem ter ventos fortes, raios e quedas de granizo

Publicação:

.
.

O governo do Estado, por meio da Defesa Civil, segue monitorando os temporais que atingem o Rio Grande do Sul neste fim de semana. São esperadas chuvas intensas, raios, queda de granizo e rajadas de vento, que podem ocorrer em diversas regiões, nas regiões Oeste e Central desde sábado (2/8) até domingo (3/8).

A Defesa Civil está mobilizada, prioritariamente, nas regiões das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil de Santa Maria e Uruguaiana, com gabinetes integrados nestes municípios. Em paralelo, trabalha em conjunto com as Secretarias da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Segurança Pública, promovendo a integração entre áreas estratégicas na missão de resposta e restabelecimento dos municípios.

Por meio do Centro de Monitoramento, a Defesa Civil segue acompanhando as condições hidrológicas e meteorológicas, dialogando junto aos órgãos municipais dos locais afetados. Entre o final da tarde deste sábado (2/8) e madrugada de domingo (3/8), são esperados temporais severos no Oeste e Centro. Nestas regiões, são esperados vendavais localizados, com rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h associadas aos temporais, além da ocorrência de granizo grande, em alguns pontos.

Previsão meteorológica

Conforme previsão do Centro de Monitoramento da Defesa Civil, divulgada na última sexta-feira (1º), o fluxo de calor e a umidade vinda do norte do país, aliada à influência de uma área de baixa pressão e o avanço de uma frente fria, favorece a chegada de temporais acompanhados de queda de granizo, rajadas de vento fortes, chuva pontualmente forte e raios.

Neste sábado (2/8), o avanço de uma frente fria, aliado ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do País, favorece a ocorrência de temporais com chuva moderada a forte, acompanhada por raios, além de temporais com queda de granizo. Os acumulados variam entre 10 e 40 milímetros por dia, podendo chegar aos 60 milímetros na região Central, parte do Sul e na Costa Doce. Já no Nordeste e Extremo Sul do Estado, não são esperados volumes significativos de chuva.

No domingo (3/8), o avanço da frente fria mantém o tempo instável em boa parte do Estado, provocando chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais com queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h, associadas aos temporais. Os acumulados variam entre 10 e 30 mm/dia na Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Médio e Norte, Serra, Nordeste e Norte. No Centro e parte dos Vales, os acumulados variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo alcançar pontualmente os 100 mm/dia nas Missões e Noroeste.

Na segunda-feira (4/8), ainda devem ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios em áreas do Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. Os acumulados variam entre 10 e 30 mm/dia, podendo alcançar pontualmente 50 mm/dia no Norte e Nordeste. Nas demais regiões do Estado, o tempo fica estável.

Texto: Ascom Defesa Civil

Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul