Governadora inaugura novas instalações da Assessoria de Comunicação do Palácio Piratini
Publicação:

Em uma cerimônia marcada por depoimentos emocionados, a governadora Yeda Crusius inaugurou, na tarde desta quinta-feira (23), a Sala de Imprensa Hamilton Chaves e a Editoria de Fotografia Paulo Dias, da Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado, localizadas no subsolo do Palácio Piratini. O evento resgatou um pouco da história de vida dos homenageados e do trabalho realizado pela imprensa nos porões do Palácio Piratini, desde o período da Legalidade até os dias atuais.
A recuperação do espaço, ordenada pela governadora, é a primeira nos últimos 50 anos e teve como preocupações proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de imprensa e restaurar uma parte importante da história e do patrimônio do Piratini. Desde que foi construído o Palácio, o porão abrigou a imprensa. Aqui sempre se trabalhou em nome da construção da verdade, disse Yeda Crusius. A governadora também anunciou que vai transformar o local em Museu da Legalidade. Não vivi a Legalidade, mas vivo em sua arquitetura, enfatizou.
De acordo com Yeda Crusius, a Sala de Imprensa Jornalista Hamilton Chaves é uma justa homenagem ao primeiro chefe da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini (1959-1963), pela sua corajosa participação na Rede da Legalidade. A Editoria de Fotografia Paulo Dias homenageia o repórter fotográfico que chefiou o departamento de Fotografia do Palácio Piratini no período de 2003 a 2006, quando promoveu a passagem da tecnologia analógica para a digital.
O jornalista e fotógrafo Ricardo Chaves, filho de Hamilton, disse que a homenagem da governadora Yeda Crusius a seu pai orgulha a família. Ao fazer um resgate do trabalho realizado por Hamilton Chaves, destacou o afeto e as amizades construídas por ele ao longo dos anos. Estou cercado de pessoas por quem o Hamilton tinha um enorme afeto e certamente ele gostaria de estar aqui para dar um abraço em cada um de vocês, disse.
Paulo Dias agradeceu a homenagem e disse que é preciso coragem para realizar mudanças. A imprensa homenageada nessas placas somos todos nós. Se tivesse que recomeçar a minha vida profissional, repetiria tudo novamente, mas faria ainda mais para valorizar as pessoas, afirmou.
Para o porta-voz do Governo do Estado, Joabel Pereira, a adequação das salas ao design das redações contemporâneas é um ato de preservação do bem público e, sobretudo, uma demonstração do apreço que a governadora Yeda Crusius tem pela profissão e pelos profissionais de imprensa.