Governadora inaugura Casa de Parto Normal de Alvorada
Publicação:

Na Semana Internacional da Mulher, a governadora Yeda Crusius inaugurou, nesta sexta-feira (12), a Casa de Parto Normal de Alvorada, construída em uma área anexa ao Hospital de Alvorada, que beneficiará a comunidade feminina do município e da região. A nova unidade amplia e qualifica os serviços de parto realizados no município e vai reduzir os deslocamentos da população a Porto Alegre. A casa, de 800 metros quadrados, tem oito quartos individuais, todos com banheiro, e possibilitará que a gestante seja atendida no mesmo ambiente para o pré-parto, parto e pós-parto natural.
É com alegria que entrego este Centro modelo que tratará as parturientes e os recém-nascidos. É um local especialmente preparado para elas, e quando atendemos à mulher, as famílias têm melhor qualidade de vida, disse Yeda.
O projeto faz parte do Programa Estruturante Nossas Cidades que realiza políticas públicas que beneficiam a população em todo o Estado. Para o prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, o centro será referência no país. Se todos os governos tivessem ajudado Alvorada como o governo Yeda, estaríamos muito melhores em termos de saúde pública e de infraestrutura, agradeceu. Os prefeitos de todo o Estado estão reconhecendo a parceria construída pelo Governo, que tem trazido tantas obras para os municípios, enfatizou João Carlos Brum.
A obra teve investimento federal de R$ 793 mil. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, no total de R$ 490 mil. De acordo com o secretário da Saúde, Osmar Terra, a construção da Casa de Parto de Alvorada tem como objetivo a diminuição de óbitos por causas evitáveis, com foco na humanização do nascimento. Completamos um ciclo de inovação no atendimento, principalmente na área de parto, reduzindo os riscos de complicações para mães e para as crianças, enfatizou Terra.
Estiveram presentes na inauguração o presidente do Instituto de Cardiologia, Ivo Nesralla, deputados federais, secretários de Estado, e o corpo médico do Hospital de Alvorada, além de representantes da comunidade.