Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora anuncia desbloqueio do antigo prédio da Corlac em Porto Alegre

Publicação:

A governadora Yeda Crusius, anuncia, durante visita à àrea da extinta Companhia Riograndense de Laticínios e Correlatos(Corlac), que o prédio esta pronto para abertura do processo de utilização.
Yeda Crusius visita sede da extinta Corlac - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

Em vistoria ao antigo prédio da Companhia Riograndense de Laticínios e Correlatos (Corlac), no bairro Higienópolis, em Porto Alegre, a governadora Yeda Crusius anunciou, nesta terça-feira (4), que a área está apta para ser reutilizada. Conforme Yeda, que esteve no local acompanhada do secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães, e do diretor de Patrimônio do Estado, Edir Pedro Domeneghini, o governo saneou todos os passivos da área e venceu todas as etapas jurídicas e burocráticas.

O local está desbloqueado para qualquer tipo de uso, dentro do permitido para o município de Porto Alegre, disse a governadora. O desentrave dessa área atende a um dos primeiros pedidos feitos à Secretaria da Administração, dentro do nosso programa de racionalização do patrimônio do Estado, destacou Yeda, que considerou o momento como histórico e elogiou o trabalho realizado pelos técnicos da Secretaria da Administração, encarregada também de formatar o edital para o reaproveitamento do local.

Uma das possibilidades é a venda do imóvel, que, segundo o secretário Elói Guimarães, vale cerca de R$ 14 milhões. O valor deverá ser investido em políticas públicas do governo. O secretário ressaltou ainda que a atual gestão do Executivo estadual é a primeira, em décadas, a se preocupar em dar uma solução efetiva para a estrutura, que está desativada há aproximadamente 30 anos.

A área onde funcionava a extinta companhia é situada no número 200 da Rua Carlos Von Koseritz (com frente também para a Rua Dom Pedro II, 211) e tem 9.327 metros quadrados. Com o fechamento da empresa, o prédio deixou de ser útil ao Estado. O reaproveitamento do local também vai contribuir para a urbanização do bairro, permitindo um desenvolvimento mais adequado à região.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul