Governadora abre comemorações que celebram a cultura francesa
Publicação:

O Palácio Piratini, único prédio genuinamente francês do Rio Grande do Sul, foi palco do lançamento oficial no Estado do Ano da França no Brasil, nesta terça-feira (21), a partir das 19h. A cerimônia constituiu-se em uma homenagem do governo estadual às comemorações de abertura do evento no país, que será realizado no mesmo dia, no Rio de Janeiro.
Em Porto Alegre, Yeda Crusius reuniu autoridades e convidados, entre os quais o cônsul honorário da França, Roneer Fábris. O evento ocorreu em frente ao Palácio Piratini, que receberá iluminação artística e onde estarão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da França. Houve apresentações musicais da Banda da Brigada Militar, que executou o hino francês, La Marseillaise, e o do Brasil, além de queima de fogos de artifício.
Estamos fazendo essa homenagem, com luzes e fogos, para dar boas-vindas à França ao Brasil em 2009. Estaremos desenvolvendo centenas de atividades no Estado, entre elas a mostra itinerante, com cem quadros originais de autores franceses, em julho, no Margs, destaca a governadora Yeda Crusius.
O Palácio Piratini, que tem projeto, esculturas e materiais autenticamente franceses, é praticamente uma cópia do Petit Trianon, palácio construído no século 17 pelo rei Luis XV, em Versalhes, e depois oferecido à Maria Antonieta, por Luis XVI. É uma das construções que mais reverenciam a cultura francesa no Rio Grande do Sul.
(AGUARDE MATÉRIA ATUALIZADA)