Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governadora abre comemorações que celebram a cultura francesa

Publicação:

A governadora Yeda Crusius com o cônsul honorário da França, Roneer Fábris, durante solenidade em homenagem às comemorações do Ano da França no Brasil, em frente ao Palácio Piratini.
Yeda Crusius abre às comemorações do Ano da França no Brasil - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Palácio Piratini, único prédio genuinamente francês do Rio Grande do Sul, foi palco do lançamento oficial no Estado do Ano da França no Brasil, nesta terça-feira (21), a partir das 19h. A cerimônia constituiu-se em uma homenagem do governo estadual às comemorações de abertura do evento no país, que será realizado no mesmo dia, no Rio de Janeiro.

Em Porto Alegre, Yeda Crusius reuniu autoridades e convidados, entre os quais o cônsul honorário da França, Roneer Fábris. O evento ocorreu em frente ao Palácio Piratini, que receberá iluminação artística e onde estarão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da França. Houve apresentações musicais da Banda da Brigada Militar, que executou o hino francês, La Marseillaise, e o do Brasil, além de queima de fogos de artifício.

Estamos fazendo essa homenagem, com luzes e fogos, para dar boas-vindas à França ao Brasil em 2009. Estaremos desenvolvendo centenas de atividades no Estado, entre elas a mostra itinerante, com cem quadros originais de autores franceses, em julho, no Margs, destaca a governadora Yeda Crusius. 

O Palácio Piratini, que tem projeto, esculturas e materiais autenticamente franceses, é praticamente uma cópia do Petit Trianon, palácio construído no século 17 pelo rei Luis XV, em Versalhes, e depois oferecido à Maria Antonieta, por Luis XVI. É uma das construções que mais reverenciam a cultura francesa no Rio Grande do Sul.

(AGUARDE MATÉRIA ATUALIZADA)

Portal do Estado do Rio Grande do Sul