Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador ressalta que diálogo será fundamental para garantir construção de hidrelétricas

Publicação:

BRASILIA, DF, BRASIL: 20.06.14 Governador Tarso Genro durante encontro com o Ministro Gilberto Carvalho. Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Preocupação das comunidades atingidas pelo Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi-Panambi foi tema de reunião entre Tarso - Foto: Caco Argemi

Em articulação conjunta com o Governo Federal, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul irá promover uma série de audiências públicas entre gestores públicos e as comunidades que serão atingidas com a construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi-Panambi, previsto para o trecho do Rio Uruguai na fronteira com a Argentina. 

No Brasil, na região do Noroeste gaúcho, o reservatório Garabi atingirá áreas dos municípios gaúchos de Garruchos, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Pirapó, Roque Gonzales, Porto Vera Cruz, Porto Lucena e Porto Xavier. Já o reservatório Panambi terá impactos em terras dos municípios de Alecrim, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Porto Mauá, Santo Cristo, Tucunduva, Tuparendi, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul e Tiradentes do Sul. Os prefeitos destes municípios querem que o processo de diálogo e as compensações sejam realizadas antes das definições para o começo da obra.

A preocupação das comunidades foi tema de reunião entre o governador Tarso Genro e o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ocorrida nesta sexta-feira (20) hoje em Brasília. 

"As grandes obras, que têm grandes impactos, precisam ter negociações prévias com as comunidades atingidas para que o investimento adquira legitimidade e também o respeito das pessoas que estão diretamente envolvidas. Sem o processo de concertação, a possibilidade de conflitos e impasses judiciais aumentam", afirmou o governador.

O ministro Gilberto Carvalho, que é responsável pelo diálogo permanente do Governo Federal com movimentos socias, garantiu a continuidade do projeto e as audiências públicas. O cronograma deve ser apresentado em 30 dias.

Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã
O governador também aproveitou o encontro com o ministro para apresentar os números do processo de Votação de Prioridades do Orçamento que foi concluído na semana passada. Os números finais de uma das principais etapas do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã serão divulgados na próxima semana no Palácio Piratini.

No entanto, Tarso Genro adiantou ao ministro Gilberto Carvalho que foi a maior participação da história do Estado. "O Rio Grande do Sul está na vanguarda dos processos de participação popular", destacou o ministro. A Secretaria Geral da Presidência da República estará representada na atividade do Governo do Estado, marcada para a próxima terça-feira (24).

Texto: Guilherme Gomes
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul