Governador recebe título de cidadão são-borjense durante reunião-almoço da ACISB
Na Expofeira do município, Leite ressaltou avanços e conquistas do Estado a partir da retomada da capacidade de investimentos
Publicação:

O governador Eduardo Leite foi homenageado nesta sexta-feira (10/10) com o título de cidadão são-borjense, entregue durante a reunião-almoço “Tá na ACISB”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de São Borja (ACISB). A honraria foi concedida pela Câmara Municipal, a partir do Projeto de Lei 135/2022, de autoria do deputado estadual Tiago Cadó, quando ainda exercia mandato como vereador na cidade. A cerimônia integrou a programação da Expofeira de São Borja, realizada no Parque de Exposições do município. Também acompanharam o evento o secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.
Em seu discurso de agradecimento, o governador destacou a importância do gesto e o significado de recebê-lo na “Terra dos Presidentes”. “Fico muito lisonjeado com essa homenagem, que só eleva o meu compromisso em seguir colaborando, a partir do governo do Estado, com São Borja, uma cidade que representa tanto da história e da formação do Rio Grande do Sul”, afirmou Leite.
Logo após a entrega do título, o governador apresentou um panorama das conquistas e transformações alcançadas pelo Estado ao longo de seu governo. Em sua fala, destacou o equilíbrio das contas públicas e as reformas estruturais que permitiram ao Rio Grande do Sul sair de um cenário de salários atrasados e dívidas em todas as áreas para um Estado com capacidade de investimento. Ressaltou que, com o ajuste fiscal, o déficit previdenciário foi reduzido, abrindo espaço para investimentos recordes em infraestrutura, saúde e educação, com aumento expressivo das escolas de tempo integral e mais de R$ 5 bilhões aplicados em rodovias.
Leite também enfatizou os avanços na segurança pública, com queda de até 90% nos roubos de veículos e os melhores índices de criminalidade da história recente do Estado, além da ampliação do efetivo policial e modernização do sistema prisional. Encerrando sua apresentação, afirmou que o governo gaúcho “recuperou a capacidade de sonhar e planejar o futuro”, citando ainda ações voltadas à irrigação, à integração logística com a Argentina e ao apoio a projetos municipais, como o cercamento eletrônico de São Borja.
Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom
Edição: Secom