Governador participa da inauguração do novo Consulado do Uruguai em Porto Alegre
Publicação:

O governador Tarso Genro participou, nesta sexta-feira (4), da cerimônia de inauguração da nova sede do Consulado do Uruguai em Porto Alegre. O chefe do Executivo gaúcho exaltou o importante papel do país vizinho como um dos parceiros estratégicos do Rio Grande do Sul e a forte identidade cultural que une gaúchos e uruguaios. Este é um momento muito marcante para a nossa integração, e é uma grande felicidade tê-los ao nosso lado. O apoio que prestamos é apenas uma devolução do carinho e respeito que sempre recebemos, destacou o governador.
O embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Amorim, declarou que o apoio do Governo gaúcho foi fundamental. Segundo ele, seu país tem interesse na difusão bilateral das culturas. Tarso Genro é uma grande figura política não só no RS, como também em todo Brasil. A presença dele aqui reflete a cooperação e a parceria estratégica bem-sucedida que temos desenvolvido, disse.
Segundo a cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, Karla Beszkidnyak, o novo consulado contará com um espaço cultural para a realização de exposições e eventos, como o show do grupo de Candombe, estilo musical uruguaio com ritmos africanos e latinos, que se apresentou durante a inauguração.
Estamos juntos e na mesma direção, defendendo políticas sociais mais justas e um pensamento de unidade latino-americana, afirmou o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do RS (Acri), Tarson Nuñez. Temos muito orgulho dessa relação, pois o Uruguai tem sido um grande inspirador de políticas, e um parceiro muito positivo em todas nossas iniciativas de integração regional, ressaltou.
Também estavam presentes na cerimônia os secretários estaduais do Turismo, Abgail Pereira, e da Administração e Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, entre outras autoridades. A nova sede é localizada na Avenida 24 de outubro, nº 850, conjunto 305, no bairro Auxiliadora.
Texto: Letícia Maria Kiraly
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305