Governador participa da Corrida pela Vida para conscientizar sobre o câncer infantojuvenil
Publicação:

Um dos eventos mais tradicionais de Porto Alegre, a Corrida pela Vida voltou a ocorrer presencialmente na manhã deste domingo (6/11). Organizada pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), a 28ª edição reuniu 1.300 corredores e mais de 10 mil participantes da caminhada no parque Marinha do Brasil, na capital.
A largada foi às 8h, nas categorias Caminhada, Corrida Kids e Corrida Competitiva. A última edição presencial havia sido em 2019. No ano seguinte houve uma versão online em função da pandemia de covid-19.
Além de participar da abertura do evento e da premiação, o governador Ranolfo Vieira Júnior vestiu a camiseta do evento com o tema “Movimentos que transformam” e fez a caminhada de três quilômetros no fim da manhã acompanhado da primeira-dama Sônia Vieira. “É um momento para estimular a prática de esportes e ressaltar este trabalho tão relevante que salva vidas de crianças e adolescentes com câncer”, afirmou.

Os recursos arrecadados com o evento serão destinados à assistência de crianças e adolescentes com câncer e para a manutenção da sede do instituto.
Câncer infantojuvenil
O câncer infantojuvenil é a primeira causa de morte por doença na faixa etária de zero a 19 anos no Brasil. Na região sul ocorrem em média 1.320 novos casos ao ano, no Rio Grande do Sul, o número fica em torno de 400 novos casos anuais.
Os principais sintomas que as crianças com câncer apresentam são comuns a outras doenças pediátricas mais prevalentes. Para qualificar o sistema, o ICI e a Secretaria da Saúde (SES) lançaram, em junho, o projeto Tele Oncoped. Um serviço de teleconsultoria e telemedicina por meio do telefone 0800 511-2121 (ligação gratuita) e um portal (telemedicina.ici.ong), com o intuito de auxiliar profissionais da saúde a diagnosticar casos de câncer.
O projeto também apoia a secretaria em ações de regulação e de capacitação dos profissionais da Rede de Atenção Básica, com o objetivo de melhorar os índices de diagnóstico precoce e, consequentemente, de cura do câncer infantojuvenil.
Instituto do Câncer Infantil
O ICI é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter médico-científico, assistencial, de ensino e desenvolvimento técnico. Dada a complexidade do cuidado que se deve ter nos diferentes momentos do tratamento, o ICI disponibiliza uma equipe multidisciplinar, a qual atua na assistência integral ao paciente.
Os serviços oferecidos envolvem as áreas de serviço social, médica, nutrição, apoio pedagógico, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, educação física e fisioterapia.
O ICI também desenvolve projetos de pesquisas científicas dedicados ao avanço de novos tratamentos para o câncer infantojuvenil.
Texto: Camila Martins
Edição: Secom