Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador participa da abertura da 37ª Mostratec em Novo Hamburgo

Evento gratuito, promovido por instituição vinculada ao Estado, incentiva inovação e ciência para jovens e crianças

Publicação:

52453570007 da2ecb1fee k
Um total de 666 projetos foram inscritos para a feira na edição 2022 - Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini

Com representantes de oito países e de 21 Estados, além do Distrito Federal, se iniciou, nesta terça-feira (25/10), a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) no centro de eventos Fenac, em Novo Hamburgo, retomando seu formato presencial depois de dois anos sendo realizada virtualmente devido à pandemia. A feira tem o objetivo de incentivar a inovação e a ciência entre as crianças e jovens. Considerado um dos maiores eventos do gênero na América Latina, é gratuito e organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, instituição vinculada à Secretaria estadual de Educação.

52454617023 47477eae05 k
Inspiração para inovar e criar - Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini
52454617078 e86d918248 k
Trabalhos contemplam 14 áreas de pesquisa - Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini

Nesta edição, são 666 projetos inscritos, divididos entre 329 na Mostratec (Ensino Médio e Técnico) e 337 na Mostratec Júnior (Ensino Fundamental, com 264, e Ensino Infantil, com 73). Os trabalhos contemplam 14 áreas de pesquisa, como Ciências Planetárias, Terrestres e Matemática e Física, Ciências Ambientais, Engenharia Elétrica, Ciências da Saúde e Ciências da Computação. A feira distribuirá prêmios e incentivos educacionais, iniciativa possível devido o custeio oferecido por 39 organizações, entre públicas e privadas, com valor estimado em mais de R$ 1 milhão.

O governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária adjunta da Secretaria da Educação, Stefanie Eskereski, a secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, estiveram na abertura da Mostratec e circularam pelo local, interagindo com os estudantes.

“É uma feira de ciências já tradicional em nosso Estado e que mobiliza jovens do RS, Brasil e de diversos países. Os temas que a Mostratec trata são considerados fundamentais em nosso governo. A ciência, que nos fez superar a pandemia, a inovação, onde o RS ocupa o primeiro lugar no país, segundo o reconhecido ranking do Centro de Liderança Pública (CLP), e a educação, que é a base de tudo. São três pilares e caminhos que nos levarão a um futuro melhor”, disse Ranolfo.

52453569217 1de48c73bc k
"Os temas que a Mostratec trata são considerados fundamentais em nosso governo", disse Ranolfo - Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini

O diretor-executivo da Fundação Liberato, Ramon Fernando Hans, falou sobre a organização desta edição, que tem como tema Um mundo de criatividade e pesquisa. “Estão reunidos aqui mais de 2 mil estudantes pesquisadores e 650 professores orientadores. Um movimento que se inicia na sala de aula e ultrapassa os limites físicos desses ambientes. É um orgulho organizar esse evento, que é uma onda transformadora do ensino”, afirmou.

A Mostratec vai conceder sete vagas, com tudo pago, para a Feira Internacional de Ciência e Engenharia (Isef, na sigla em inglês), que ocorre em Dallas, nos Estados Unidos. A Isef é considerada um dos maiores eventos do mundo. Neste ano, os finalistas competiram por cerca de 8 milhões de dólares em premiações, entre bolsas de estudo, estágios e viagens de campo. A premiação da Mostratec reserva ainda uma vaga, com viagem patrocinada para uma feira na Suíça e outra na Tunísia.

“A Mostratec trabalha o senso de inovação desde cedo nos alunos. É um exemplo de união de visões e papeis que ajudam a fortalecer a educação no Estado”, afirmou a secretária adjunta da Seduc, Stefanie Eskereski.

O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Daniel Lavouras, que é diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, citou que a educação deve ser uma pauta harmônica entre os poderes públicos. “Percebemos aqui essa convergência de diversos setores. O futuro do país está circulando neste evento, que é referência nacional”, concluiu.

O evento, que segue até quinta-feira (27/10), também apresenta o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec/Sesc e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Texto: Lucas Barroso e Ascom Seduc
Edição: Christianne Schmitt/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul