Governador apresenta resultados da gestão a investidores em São Paulo

Leite   Latin America Investment Conference
O evento reúne líderes políticos e empresariais para discutir assuntos políticos e econômicos - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Os investimentos e avanços em indicadores econômicos e sociais a partir das reformas realizadas nos últimos anos no governo do Estado foram os principais destaques da palestra do governador Eduardo Leite na Latin America Investment Conference, promovida pelo Credit Suisse, em São Paulo. O evento, realizado nesta quarta-feira (1/2), reúne líderes políticos e empresariais para discutir assuntos políticos e econômicos do Brasil. Durante cerca de uma hora, Leite tratou das conquistas obtidas no primeiro mandato, dos novos desafios e analisou o cenário político nacional.

“Temos muito orgulho dos avanços conquistados no primeiro governo e agora temos o desafio de ir além. Precisamos melhorar a performance da máquina pública para entregar mais resultados e também temos que manter a atenção com a situação fiscal que, embora tenha melhorado a partir das reformas, agora encontra um ponto crítico com a redução das receitas dos Estados a partir da mudança das alíquotas de ICMS sobre combustíveis e energia elétrica", afirmou o governador.

Na saída do evento, Leite conversou com o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, sobre o movimento dos governadores reivindicando a recomposição dos valores que deixaram de ser arrecadados pelos Estados após a decisão da União, no ano passado. A expectativa é de que o assunto seja discutido com o Ministério da Fazenda na próxima semana.

Mais cedo, durante a série de compromissos em São Paulo, o chefe do Executivo gaúcho se reuniu com a diretoria da Vivo. No encontro, a empresa apresentou as ações realizadas no Estado e projetos que podem ser feitos em parceria com o governo nas áreas de educação e inovação.

O governador atenderá veículos de comunicação nacionais até o fim do dia e retornará a Porto Alegre à noite.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom