Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gás natural é a energia que aquece a Casa Cor RS 2016

Publicação:

Casa Cor 2016
Este ano a Sulgás ampliou a parceria iniciada em 2015 e marca presença como patrocinadora do evento - Foto: Divulgação Sulgás

A Casa Cor RS, edição 2016, abriu as portas ao público nessa terça-feira (29) e apresentou o conforto térmico que o gás natural proporciona durante a mostra. Este ano a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) ampliou a parceria iniciada em 2015 e marca presença como patrocinadora, como fornecedora de gás natural para 16 ambientes e responsável por gerar energia elétrica para a Casa.

O gás natural está presente desde a recepção a ambientes como biblioteca, galeria de arte, terraço, sala de jantar, suíte, boteco, restaurante, garagem, piscina, lavabo e até dentro de um container. Serão 35 equipamentos adaptados para o GN, entre lareiras e tocheiros, aquecedores de piscina, fogões, fritadeiras, broiler, forno e cook tops, entre outros.

Uma das novidades é o aquecedor de passagem cedido pela Hinnai para aquecimento de água do lavabo. A inovação está no controle de temperatura que ficará dentro do ambiente, acionando remotamente o aquecedor instalado em área externa, garantindo mais conforto, principalmente nos dias frios.

Outro aparelho a GN a destacar é o aquecedor da piscina exposta num dos ambientes externos da Casa. A vantagem de ter esse aparelho a gás natural é que é possível manter a água aquecida mesmo nos dias mais frios, o que nem sempre acontece com os equipamentos elétricos. Para uso comercial, as novidades são a fritadeira e o Chair broiler, que é uma espécie de grelha usada no restaurante, além dos já conhecidos cook tops e forno.

A Sulgás também apresenta dois geradores de energia elétrica a gás natural que podem ser usados em condomínios residenciais e pelo segmento comercial. Os equipamentos são modernos, pequenos e flex (funcionam a gás natural e a etanol). Eles garantem maior segurança no funcionamento das atividades da mostra, pois, em caso de falta de energia elétrica da concessionária, poderão ser acionados. Se a organização optar pela sua utilização em tempo integral, eles têm capacidade para suprir a demanda de energia da casa.

O diretor-presidente da Sulgás, Claudemir Bragagnolo, diz que a companhia está oferecendo todo o suporte necessário à Casa Cor RS para garantir o abastecimento. Além disso, ele destaca os benefícios que a organização, os arquitetos e todos os expositores terão com a adoção do GN.  Ele cita a segurança e a praticidade como os grandes diferenciais, pois o fornecimento será contínuo, não havendo necessidade de reposição e estocagem de combustível. "O gás natural também oferece um conforto térmico aos visitantes nesta época fria e o bairro também terá um benefício ambiental, já que a utilização do gás natural diminui a emissão de poluentes para a atmosfera e não emite particulados, responsáveis pela fuligem", acrescenta o diretor. 


Texto: 
Janine Toma Ponte/Ascom Sulgás
Edição: Léa Aragón/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul