Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fundação de Economia e Estatística lança a Carta de Conjuntura de outubro

Publicação:

Artigo de capa trata dos distintos projetos de desenvolvimento para o país
Artigo de capa trata dos distintos projetos de desenvolvimento para o país - Foto: Andressa Moreira/Especial Palácio Piratini

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) lançou, nesta quinta-feira (9), a edição do mês de outubro da Carta de Conjuntura FEE, com artigo de capa assinado pelo economista Luiz Augusto E. Faria, que tem como tema "O desenvolvimento na Encruzilhada". Na contracapa, o economista Ricardo Brinco aborda o mercado nacional de autopeças e a invasão dos importados.

Faria trata da encruzilhada do país entre dois projetos distintos de desenvolvimento econômico. Um deles apostando na continuidade do caminho iniciado em 2002, do desenvolvimento com inclusão social, e o outro tentando a volta do modelo dos anos 90, de redução do Estado, empoderamento da finança e expectativa de solução do crescimento pelo mercado.

No outro artigo, Brinco aponta a perda de competitividade da produção local de autopeças, resultante da defasagem tecnológica e dos preços elevados frente aos praticados por fornecedores estrangeiros, que tem se refletido em déficits crescentes na balança comercial do setor.

Além desses, outros assuntos também são destaques nesta edição: Evolução e níveis de produtividade da indústria de transformação gaúcha, do economista  Vinícius Dias Fantinel; Produção e vendas de máquinas agrícolas em 2014:um ano de ajuste, da economista Silvia Horst Campos; Safra gaúcha:intenção de plantio otimista, da economista Elvin Maria Fauth.

A publicação também traz os temas do Crescimento do ingresso feminino em cargos executivos na RMPA, da pesquisadora da FEE Patrícia Klaser Biasoli; Perfil dos migrantes da Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre – 2005-10, da pesquisadora da FEE Marilene Dias Bandeira; e, por fim, A Zona do Euro e a austeridade pós 2007, do economista Augusto Pinho de bem.

A Carta de Conjuntura FEE teve seu primeiro número divulgado em maio de 1991. É uma publicação mensal, que tem por objetivo analisar as questões mais importantes da conjuntura econômica nacional e regional. Este número pode ser acessado através do site www.carta.fee.tche.br .

Texto: Luciana Alcover
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul