Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Festival Cinema Negro em Ação terá premiação extra para melhor roteirista negra

Publicação:

Suzana Pires   foto guto costa
Atriz e escritora, Suzana Pires é diretora do Instituto Dona de Si - Foto: Guto Costa

O 1º Festival Cinema Negro em Ação anunciou a adesão e o apoio do Instituto Dona de Si ao evento. A entidade, que desenvolve ações voltadas ao empoderamento e à capacitação de mulheres no mercado audiovisual e em outros setores, destinará mais uma premiação aos vencedores. A proposta da atriz e escritora Suzana Pires, diretora do instituto, foi recebida como importante fortalecimento dos objetivos do festival.

Realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine), instituições da Secretaria da Cultura (Sedac), o 1º Festival Cinema Negro em Ação, integrado à programação do Mês da Consciência Negra, ocorrerá de 20 a 27 de novembro.

Suzana explica que o prêmio especial do Instituto Dona de Si será destinado à melhor roteirista negra do festival. “A premiação vai ser a participação por um ano na Jornada Aceleradora Dona de Si e a aceleração do instituto em sua carreira”, detalha.

A cineasta Camila de Moraes, idealizadora e curadora do evento, esclarece que a premiação destinada pelo Instituto Dona de Si estabelece mais uma distinção aos vencedores, além das já previstas no regulamento do festival. A união de agentes transformadores em torno de objetivos em comum, entretanto, é o maior saldo da parceria.

“O Prêmio Especial Instituto Dona de Si está alinhando à ideologia do festival, no sentido de qualificar e potencializar cada vez mais a produção brasileira. Acreditar na mulher, na mulher negra, trará transformações para o nosso cenário no audiovisual”, comemora Camila.

De caráter internacional e competitivo, o 1º Festival Cinema Negro em Ação recebe realizações audiovisuais de pessoas negras, nas categorias videoclipe, videoarte, curta-metragem e longa-metragem, em formato digital e com temática livre. As produções não precisam ser inéditas.

A premiação inclui uma residência artística, em parceria com o Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias, o mais antigo das Américas, para os vencedores de melhor curta-metragem estadual e melhor longa-metragem nacional.

Além disso, haverá seleção de 14 projetos em desenvolvimento de séries e longas-metragens para receber o selo Cinema Negro em Ação e serem apresentados em encontros exclusivos com players convidados parceiros do festival.

Dona de Si

O Instituto Dona de Si é um alavancador de talentos femininos, com o objetivo de aumentar o número de líderes mulheres, em todos os setores da economia brasileira, partindo das microempreendedoras individuais até altos cargos de liderança corporativa. O entendimento é que cada mulher precisa construir ações e crenças de que é empreendedora de si mesma.

Suzana Pires

Atriz, autora e colunista da revista Vogue online, Suzana Pires é formada em Filosofia (PUC-RJ), em Showrunner Drama Series (produção executiva), em Los Angeles, e em empreendedorismo (Sebrae-SP). É a única atriz que também é autora titular na Rede Globo. Foi a primeira artista brasileira a negociar em seus contratos “inclusion rider”, cláusula de inclusão que garante a participação de indivíduos de grupos pouco representados, como mulheres, negros, gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans, indígenas e outros na equipe ou elenco do filme. Suzana é a primeira artista brasileira a fechar contrato de “package” (pacote) com uma produtora de conteúdo em que é responsável pela entrega de três filmes ao longo de cinco anos. Ainda é pioneira como mentora de outras artistas internacionais, por meio do Women of the World Festival, em Londres.

Texto: Ludwig Larré/Ascom CCMQ
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul