Feira elege melhor prato à base de milho
Publicação:
O peixe ao catupiry com milho, de Porto Vera Cruz, e a torta surpresa de milho, de Giruá, foram eleitos nesta terça-feira (03) as melhores receitas salgada e doce, respectivamente, no Concurso de Pratos à Base de Milho da Fenamilho. Ao total, foram inscritos 46 pratos elaborados por agricultoras familiares de diversos municípios. A competição integra a programação da 15º Fenamilho Internacional, realizada de 30 de abril a 8 de maio, em Santo Ângelo, e contou com a presença do diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, do prefeito de Santo Ângelo, Eduardo Loureiro, e do presidente da Feira, Franco da Silveira.
O evento é organizado pela Emater/RS-Ascar com o intuito de incentivar a produção e o uso do grão na alimentação humana, conforme destaca a extensionista Marita Minetto. O concurso estimula que as agricultoras usem a criatividade para elaborar novas receitas e passem a empregar cada vez mais o milho nas refeições diárias da família, defende. Durante a tarde foi realizado, ainda, o lançamento do livro Delícias de Milho, publicação que reúne as receitas fornecidas pelas agricultoras familiares e inscritas nas últimas edições da competição.
Além do Concurso Regional de Pratos Típicos à Base de Milho, a Emater/RS-Ascar promove, ainda dentro da Fenamilho, a Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar onde, em um espaço de 3 mil m², a instituição, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, apresenta alternativas que visam à melhoria da produção da agricultura familiar. Este ano o local abriga técnicas para a criação de bovinos de leite, de produção de plantas medicinais e fitoterápicos, horta e pomar domésticos com irrigação por gotejamento.
Há, também, exposição de máquinas e equipamentos utilizados pelos agricultores familiares na apicultura, além de uma serraria móvel, entre outras peças. Uma maquete estará representando ações da extensão nas comunidades rurais como os Jogos Rurais, a preservação ambiental e o pastoreio rotativo.
Texto: Patrícia Strelow
Edição: Palácio Piratini (51)3210-4305