Feira de Artesanato e Produtos Coloniais ocorre em Morro Redondo neste mês
Publicação:

A Associação dos Empreendedores de Turismo do Morro Redondo, recentemente criada, organiza a 1ª Feira de Artesanato e de Produtos Coloniais, neste sábado (1º) e domingo (2). O evento divulga os produtos que qualificam o Roteiro Turístico Morro de Amores. A Feira será junto ao Centro de Eventos Valdino Krause e conta com a participação de 18 expositores.
Com o apoio da prefeitura, Emater/RS-Ascar, Embrapa e Rota Turística Costa Doce, os integrantes estão se empenhando para que o evento mostre todas as belezas e gostosuras que integram o Roteiro. O munucípio é de pequeno porte e tem o meio rural em sua essência. Durante a feira será possível visitar o Museu do Morro Redondo, que funciona no Centro de Eventos e é organizado por professores e alunos da UFPel.
"O Roteiro tem a grande vantagem de valorizar o que é da terra e, com isso, preservar memórias e sabores que em muitos lugares já não existem mais”, avalia a extensionista da Emater/RS-Ascar, Adriane Lobo.
As artesãs, nesses dias que antecedem a feira, estão a todo vapor elaborando os produtos que serão apresentados ao público. Maria Helena Costa Duarte se diz muito satisfeita com a ideia do Roteiro e com a possibilidade de mostrar o que aprendeu ainda com sua mãe. "Fazer artesanato está na alma da gente, eu aprendi com a minha mãe e fico muito contente quando vejo as pessoas gostarem do que faço, além de ter uma renda a mais”, relata com alegria a artesã.
O presidente da Associação, Luiz Fernando Neumann, diz se sentir orgulhoso em ter o primeiro evento organizado pelo próprio grupo de empreendedores, pois até agora a Associação só havia participado de eventos como convidada. "É uma feliz coincidência o que está acontecendo: juntar a vontade das pessoas com a capacidade técnica que tem no município ou buscada por parcerias para desenvolver o turismo e, com isso, dar dignidade às pessoas com seu trabalho”, finaliza Neumann.
Texto: Adriane Bertoglio Rodrigues - Imprensa da Emater/RS-Ascar, regional Pelotas
Edição: Léa Aragón/ Secom