Exposição de arte na FDRH destaca Semana da Consciência Negra
Publicação:

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) inaugurou, na tarde desta segunda-feira (18), a exposição das obras do artista plástico, Silvio Rebello, abrindo oficialmente a Semana da Consciência Negra. Este evento inaugura uma semana de reflexões sobre as políticas públicas que trabalham com as diversidades, em especial com as questões da negritude, indígena, quilombolas, gênero e sexualidade. Em nome da diretoria da FDRH, agradeço ao Silvio Rebello a honra de nos brindar com a exposição dos seus trabalhos aqui na sede, ressaltou Eliane de Souza.
Silvio Rebello trabalha com artes plásticas há mais de 40 anos e iniciou as atividades em Salvador, Bahia, onde residiu por sete anos. Meus trabalhos sempre tem um viés afro e isto se dá pela influência do tempo em que residi na Bahia. Lá, a gente respira africanidade. Estou muito feliz com a oportunidade de expor aqui na sede da FDRH, colocou Rebelo.
O Dia Nacional da Consciência Negra, alusivo à morte de Zumbi dos Palmares - 20 de Novembro - surgiu na segunda metade dos anos 1970, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. É um marco dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e retoma a resistência e a força de Zumbi do Palmares, que viveu em Alagoas, na condição de líder da resistência negra no Brasil. Assim, desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria.
Participaram do evento o diretor presidente da FDRH, Jorge Branco, a diretora de Educação e Formação, Sandra Bitencourt, a diretora Administrativo-Financeira, Sirley Garaventta, a diretora de Desenvolvimento Institucional, Karin Palombini, e servidores da Fundação.
Confira a programação da Semana da Consciência Negra, aberta a todos os interessados, no site da FDRH: www.fdrh.rs.gov.br.
Texto e foto: Beto Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305