Estudantes da Escola Estadual Frei Plácido embarcam para competir novamente no Desafio da Nasa nos EUA

Em 2023, alunos da instituição conquistaram o 3° lugar na competição

Foto posada no saguão do aeroporto. Em torno de dez estudantes, de camisetas azuis, posam sorrindo para a câmera algo de alguns adultos.
Equipe desenvolveu protótipo de carrinho movido a pedaladas, chamado Robotchê - Foto: Lauro Alves/Secom

Os alunos do curso técnico de Mecânica, da Escola Estadual Frei Palácio, de Bagé, embarcaram nesta terça-feira (16/4) rumo ao Desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge (Herc), da Agência Espacial dos Estados Unidos. O evento ocorre entre 18 e 22 de abril, em Huntsville, Alabama. A competição será transmitida pelo canal do YouTube Nasa TV.

A equipe retorna após um ano da conquista que levou o nome da Rede Estadual para o pódio na competição, com a conquista do 3º lugar. No sábado (20/4), às 19h (horário de Brasília), será realizada a cerimônia de premiação.

O grupo é formado por Sofia Cuadros Oliveira, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira, Felipe de Oliveira Luiz, Frontelino Ferreira de Oliveira, Lucas Nogueira Andina, Mikael Macedo Ferreira Kaupe, Otávio Borges Motta e pelo professor Santiago Nogueira Cuadros. Depois de meses de trabalho, a equipe desenvolveu um protótipo de carrinho movido a pedaladas, chamado Robotchê. Eles irão competir entre 13h e 14h de sexta-feira (19/4) e entre 12h e 13h de sábado (20/4).

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destaca o orgulho em relação ao grupo, que viaja pela segunda vez aos Estados Unidos para a competição. “Temos, como poder público, que proporcionar experiências que realmente transformem a vida de crianças e jovens, e a escola é o melhor lugar para que isso ocorra”, observa.

Para Frontelino, o importante não é só o prêmio. “Estamos muito gratos pela oportunidade da viagem. Espero que a gente consiga trazer um bom prêmio, mas, principalmente, que possamos guardar boas memórias da oportunidade que nos foi dada”, conta.

Desafio

O evento anual apresenta um desafio de design de engenharia para envolver os alunos na próxima fase da exploração espacial humana. O objetivo é desafiar os estudantes a criar um veículo movido a tração humana, projetado para atravessar a superfície simulada de outro planeta e completar tarefas de missão ao longo do caminho.

As equipes de alunos projetam, constroem e testam tecnologias que permitem que os rovers funcionem em uma variedade de ambientes. O veículo passará por um terreno simulando Marte, lua e outros corpos do sistema solar.

Em 2023, a equipe da Frei Plácido, formada por Sofia Cuadros Oliveira, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz Ferreira e Isabélli Marques, conquistou o 3º lugar no desafio. Foi a única equipe brasileira e caloura a participar da competição, que englobava mais de 16 escolas de diversos países do mundo.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom