Estado lança edital para seleção de empresa que apoiará estruturação das Zonas de Processamento de Exportação
Processo conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico recebe inscrições até 16 de novembro
Publicação:
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), publicou no Diário Oficial, na quinta-feira (15/10), o edital de processo seletivo público para a escolha da empresa privada ou consórcio que apoiará a estruturação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Serviços e Infraestrutura Digitais do Rio Grande do Sul. As ZPEs são áreas de livre comércio destinadas à instalação de empresas dedicadas à produção de bens e serviços a serem comercializados no mercado internacional. A iniciativa busca fortalecer a competitividade do Estado e atrair investimentos voltados a setores estratégicos da economia digital.
O edital estabelece o dia 16 de novembro como prazo final para a entrega das inscrições e a divulgação do resultado em 30 de dezembro de 2026. A proposta com maior pontuação técnica dentro dos critérios estabelecidos no processo seletivo será submetida ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE). Caso a ZPE seja aprovada pelas instâncias federais competentes, a empresa selecionada será responsável - diretamente ou por meio de empresa administradora - pela implantação e administração do empreendimento, inclusive assegurando o custeio integral da infraestrutura necessária, sem aporte financeiro direto do Estado.
A proposta de criação da área está alinhada às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Estado, especialmente nos habilitadores de inovação e de ambiente de negócios, assim como a expansão global da economia digital. Entre os objetivos da futura ZPE estão o fortalecimento da cultura exportadora, a atração de investimentos, a ampliação da infraestrutura tecnológica e o incentivo ao ecossistema inovador do Rio Grande do Sul.
Para o titular da Sedec, Leandro Evaldt, a publicação do edital representa mais um passo na estratégia do governo para posicionar o Rio Grande do Sul como referência em inovação. “Estamos construindo as bases para um projeto que tem potencial de inserir o Rio Grande do Sul em um novo patamar de competitividade internacional. Nosso trabalho é para que o Estado seja referência em infraestrutura digital”, explicou.
Texto: Ascom Sedec
Edição: Secom