Estado irá premiar jovens por propostas de combate à violência de gênero por meio de ação social
Os vencedores receberão ingressos para o South Summit Brazil 2026, além de premiação no valor de R$ 1 mil
Publicação:
Jovens ligados aos Centros da Juventude do Rio Grande do Sul podem contribuir para o combate e enfrentamento à violência contra a mulher. A partir de uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher (SDM) e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o Projeto Geração Tech Por Elas RS vai premiar propostas criativas e inovadoras para o combate à violência contra a mulher. As inscrições foram abertas nesta sexta-feira (20/2).
Os projetos devem ser inovadores e de cunho social, norteados pelo seguinte problema: como criar soluções digitais escaláveis no enfrentamento à violência contra a mulher? As propostas precisam ser elaboradas em grupo e apresentadas por meio de um vídeo.
Cada grupo deverá ter, no mínimo, dois jovens integrantes vinculados a um Centro da Juventude, sendo um deles do gênero feminino. O vídeo deverá ter entre um e três minutos de duração e conter a explicação do problema da comunidade, a solução inovadora encontrada e como ela poderá ser efetivada.
As inscrições para o processo seletivo serão de forma virtual, pelo e-mail assessoria-tecnica@sdm.rs.gov.br. Nessa etapa, deverá ser encaminhada a ficha de inscrição preenchida (Anexo I) e o link do vídeo do projeto, que precisa ser postado na plataforma YouTube. É fundamental a verificação, por parte dos candidatos, de que o link esteja acessível para qualquer usuário externo. O edital está disponível no site da SJCDH e as inscrições se encerram em 27 de fevereiro.
A titular da SDM, Fábia Richter, defende que a pauta da violência de gênero é transgeracional e essa iniciativa é uma oportunidade de trazer os jovens para esse debate. “Eu sempre quis desenvolver um projeto voltado para os jovens e esse espaço vai permitir uma aproximação deles com esse problema social. Precisamos valorizar essas vivências e criar uma conexão da juventude com a SDM.”
A secretária-adjunta da pasta, Viviane Viegas, comemora a iniciativa como uma maneira de unir tecnologia e inovação pelo olhar da juventude. “Essa ação abre um caminho para pensarmos soluções para o enfrentamento a violência contra a mulher a partir dos jovens e suas vivências."
O titular da SJCDH, Fabrício Guazzelli Peruchin, destaca a importância da participação da juventude no combate à violência contra a mulher. “Essa ação possui duplo sentido, pois contribuirá com a conscientização dos nossos jovens sobre o tema, e não tenho dúvidas de que, deste projeto, surgirão propostas inovadoras que se somarão às demais ações do governo do Estado. Fico muito feliz em ver nossos Centros da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) engajados no combate à violência contra a mulher.”
Avaliação e premiação
Os projetos serão avaliados com base na ficha de inscrição e no vídeo recebido pelo e-mail, em duas etapas. Na primeira, será verificado o cumprimento dos seguintes requisitos: número de componentes do grupo, vinculação a um Centro da Juventude, preenchimento correto da ficha de inscrição e tamanho do vídeo, conforme estabelecido no edital.
A segunda etapa consiste no julgamento dos projetos por um júri composto por representantes da SDM, da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), da SJCDH, da equipe do South Summit e da empresa Brinox, uma das parceiras da ação social.
Os projetos habilitados serão convocados para defesa oral por parte dos membros de cada grupo perante o júri, no dia 16 de março, em local a ser definido. O projeto deverá ser apresentado em, no máximo, 5 minutos.
A lista final de projetos habilitados, bem como a convocação para a defesa oral, será divulgada no dia 9 de março, na página da SDM no Instagram. O resultado da avaliação do júri será anunciado ao término das apresentações e publicado no dia seguinte na mesma rede social.
A dupla com o melhor projeto avaliado receberá ingressos de acesso ao South Summit Brazil 2026 e o valor de R$ 1 mil.
Texto: Ascom SDM
Edição: Secom