Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estado apresenta Processo Eletrônico Nacional na Assembleia de Verão da Famurs

Governador destacou vantagens da implantação da ferramenta de gestão de documentos usada em diversos órgãos do país

Publicação:

Estado apresenta Processo Eletrônico Nacional na Assembleia de Verão da Famurs (2)
Leite disse que governo está ao lado das prefeituras no apoio a iniciativas que promovam o desenvolvimento - Foto: Gustavo Mansur/Secom

A adesão do Estado ao Processo Eletrônico Nacional (PEN) e as possibilidades para expansão aos 497 municípios gaúchos foram abordadas pelo governador Eduardo Leite na manhã desta quarta-feira (28/2) durante a abertura oficial da Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Xangri-Lá. A apresentação veio na sequência da parceria firmada entre o governo do Estado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desenvolvedor da solução, firmada na terça-feira (27/2), em Brasília.  

Com a adesão, o Rio Grande do Sul dará início à implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos no âmbito dos órgãos e secretarias estaduais. O sistema permitirá maior eficiência da máquina pública e aumento da integração, pois garante a viabilidade de tramitação de um mesmo processo junto ao governo federal e também em municípios que vierem a aderir.   

Leite apresentou o SEI e suas vantagens aos prefeitos, e destacou ainda como a administração estadual irá apoiar os municípios que quiserem implantar o sistema. Segundo ele, o governo está ao lado das prefeituras em ações que colaborem com o desenvolvimento. “Essa é uma iniciativa que busca incluir todos os municípios no processo eletrônico digital. O Estado entra com a capacitação e os ajustes no sistema para que todos possam estar em um mesmo patamar de tecnologia em governo digital”, afirmou.

A adesão do governo estadual ao PEN e a definição da estratégia de implantação fazem parte da primeira fase dos trabalhos na alçada da administração do RS. Liderada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o processo terá sequência com a implantação do SEI na pasta, em formato piloto, até o final de 2024. A expectativa é de que a expansão aos demais órgãos do Poder Executivo estadual ocorra até o término de 2025.   

“O SEI é amplamente utilizado por várias esferas, e a plataforma prevê, em sua construção, a possibilidade de troca de documentos entre diferentes órgãos. Os municípios poderão firmar acordos com o governo do Estado, que disponibilizará a ferramenta, promoverá a capacitação das equipes e prestará apoio operacional”, explicou a titular da SPGG, Danielle Calazans. “Esperamos acelerar, por meio dessa estratégia, a transformação digital, com economia de recursos, ganho de tempo e maior eficiência.”  

Leite discursa   Estado apresenta Processo Eletrônico Nacional na Assembleia de Verão da Famurs
"Essa é uma iniciativa que busca incluir todos os municípios no processo eletrônico digital", explicou o governador - Foto: Gustavo Mansur/Secom

A parceria junto ao Ministério da Gestão permite que a adesão das prefeituras ocorra diretamente com o governo do Estado, que irá promover capacitações para os municípios que optarem pela ferramenta, criará uma Central de Atendimento, e disponibilizará o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), mediante contrato a ser firmado com as administrações municipais, para suporte tecnológico.      

Assembleia de Verão

A Assembleia de Verão da Famurs começou na terça (27/2) e vai até a quinta-feira (29/2) na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá. O tema deste ano é “Valorizar a educação de cada gaúcho é fortalecer o futuro de todos”.

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Felipe Borges/Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul