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Ensino Médio Politécnico oportuniza pesquisa referencial para alunos em Canoas

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Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann, de Canoas, apresentaram no piquete do Credicorreios, no Acampamento Farroupilha, nesta quarta-feira (18), os trabalhos que estão desenvolvendo durante o ano letivo no Ensino Médio
Ensino Médio Politécnico oportuniza pesquisa referencial para alunos em Canoas

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann, de Canoas, apresentaram no piquete do Credicorreios, no Acampamento Farroupilha, nesta quarta-feira (18), os trabalhos que estão desenvolvendo durante o ano letivo no Ensino Médio Politécnico. A diretora, Rosane de Oliveira Zimmer, lembrou que a escola desenvolve este trabalho com os alunos desde a implantação do sistema de ensino pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que está sendo muito importante e bem aceito pelos alunos.

Os trabalhos de pesquisa referem-se a assuntos diversos e que são do interesse dos adolescentes. O aluno Jorge Nunes, do 2º ano do Ensino Médio, abordou o tema do preconceito social no bairro Guajuviras, região onde se localiza a escola. Segundo ele, que usou em sua pesquisa referenciais teóricos como o livro Introdução ao Marxismo, de Ernest Mandel, existem problemas sociais e preconceitos com moradores de regiões mais pobres e faz-se necessário um estudo sobre as causas e consequências deste problema recorrente no cotidiano dos moradores.

Já a aluna Pâmela Ribeiro, que entrou neste ano na escola e já se adaptou ao novo sistema de ensino politécnico, está realizando uma pesquisa sobre a diferença de comportamento dos jovens do mundo real para o mundo digital. Para Pâmela existe uma diferença entre o que somos no mundo real, e o que queremos ser e o mundo virtual nos proporciona. As redes sociais têm muitos exemplos para isso. A sua pesquisa ainda está em fase inicial, mas vai ser focada no bairro Guajuviras e no Facebook com amigos.

Os alunos Élder Soares e Shaiane Proença também apresentaram os seus trabalhos. Élder fez uma pesquisa sobre o tratamento de água, onde mostra como funciona todo o processo e seus custos, meios e problemas. Já Shaiane abordou a consequência da falta de saneamento básico no bairro Guajuviras.

Todos os trabalhos de pesquisa dos alunos da escola possuem professores orientadores e coorientadores e passam por uma banca para aprovação. Os estudantes precisam formatar hipóteses e realizar saídas de campo e demais referenciais teóricos que um trabalho de universidade exige.

Texto: Tiago Pacheco
Foto: Cristhine Genro/Seduc
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

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