Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Emater/RS-Ascar divulga resultado do teste de aceitação de queijos coloniais realizado na Expodireto

Publicação:

928   FW   Teste aceita  o queijo 2
11 amostras de queijos fizeram parte do teste - Foto: Divulgação Emater

Durante a Expodireto Cotrijal deste ano, a Emater/RS-Ascar realizou, no Pavilhão da Agricultura Familiar, um Teste de Aceitação de Queijos Coloniais para entender as preferências dos consumidores. Ao todo, 11 amostras de queijos das agroindústrias presentes na feira fizeram parte do teste e foram provadas por 50 consumidores que visitavam o Pavilhão.

Segundo o assistente técnico regional de organização econômica da Emater/RS-Ascar e coordenador do Pavilhão da Agricultura Familiar, Gaspar Scheid, a opinião do consumidor deve estimular os produtores a manter a qualidade do queijo colonial sempre em alta. Além disso, o objetivo não foi estimular a concorrência, mas divulgar o resultado global dos níveis de aceitação e devolver para cada produtor o resultado individualmente.

“O teste de aceitação foi realizado utilizando uma escala verbal que assumiu respostas diretas com base nas sensações dos provadores, através dos termos “gostei” ou “não gostei”. Todas as 11 amostras analisadas obtiveram índice de respostas “gostei” de 78,2%, o que conclui a aceitação dos produtos pelos consumidores”, anunciou Scheid.  

Do total das sensações indicadas, 9% avaliaram como “gostei muitíssimo”, 20,3% como “gostei muito”, 22,36% em “gostei” e 9,82% avaliaram como “gostei moderadamente”. O resultado individual das avaliações foi entregue a cada agroindústria participante.

As famílias produtoras que receberam o resultado consideraram positiva a realização das avaliações e pretendem avançar nos aspectos sensoriais do alimento. “É importante salientar que o resultado deste teste indica a aceitação dos consumidores pelos queijos coloniais da agricultura familiar. Da mesma forma, é uma importante ferramenta de divulgação do produto e da sua qualidade. ”, destacou o assistente técnico.

 Pavilhão da Agricultura Familiar

O Pavilhão da Agricultura Familiar foi um dos espaços mais visitados na Expodireto Cotrijal. Este ano, 194 expositores de cerca de 100 municípios gaúchos comercializaram os mais diferentes produtos, artesanato, panificados, embutidos, sucos e vinhos, erva-mate, queijos, conservas, entre outros. Conforme os organizadores do Pavilhão, o total de vendas, somando os cinco dias de feira, foi de R$ 1.089.938,47. Este valor representa um aumento nas vendas de 4,25%, comparado a 2017.

Texto: Marcela Buzatto/ Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Edição: Leonardo Nunes/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul